Uma Tarde no Museu – As palavras e as coisas

Uma Tarde no Museu – As palavras e as coisas

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza nos dias 21 e 28 de fevereiro, sábado às 14h, duas edições do programa educativo Uma Tarde no Museu, voltado às famílias e ao público em geral. A oficina “As palavras e as coisas” convidará os participantes a criar objetos inusitados para o uso cotidiano, utilizando partes de objetos já existentes, atribuindo a eles um novo nome e uma nova função.

A partir da visita à mostra Casas do Brasil – SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição sobre vivências: Carandiru, serão apresentadas aos participantes da oficina soluções criativas encontradas pelos detentos para resolver problemas e construir um ambiente mais ameno frente às dificuldades das condições internas, com a produção de objetos, presentes na exposição, a partir do material que era possível coletar. Em seguida, serão compartilhadas questões como “De que modo fazer um ferro de passar roupa com as peças de um velho telefone? E uma academia de ginástica com garrafas pet?”.

A mostra SOBREVIVÊNCIAS, com curadoria de Maureen Bisilliat, é a 6ª edição do projeto do MCB Casas do Brasil, e revela soluções encontradas pelos detentos para as condições de vida enfrentadas no cotidiano do presídio do Carandiru. A iconografia utilizada foi produzida pela equipe coordenada por Sophia Bisilliat e André Caramante entre 2001 e 2002, últimos anos de funcionamento da Casa de Detenção, antes de sua demolição. A equipe coletou peças do dia a dia, que formam um recorte das ferramentas e utensílios improvisados pelos detentos: fornos, ferros, filtros, facas, que, na mostra do MCB, podem ser vistos fisicamente e em imagens.

As vagas para Uma Tarde no Museu – “As palavras e as coisas” são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelos números (11) 3026-3913/ 3032-3727 ou pelo e-mail: agendamento@mcb.org.br. A indicação etária é a partir de 7 anos (crianças menores de 12 anos devem ser acompanhadas por pais ou responsáveis).

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h