RODA DE CONVERSA | CASAS DO SERTÃO

#EDUCATIVOMCB

A investigação das casas sertanejas e dos objetos foi realizada em parceria com a Casa de Cultura do Sertão do Morro da Garça e com o Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo

No dia 19 de agosto, sexta-feira, das 19h às 21h, o Educativo MCB promove uma Roda de Conversa especial no terraço da instituição. A atividade faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2022.  O projeto Casas do Sertão será o tema para esta noite de encontros, causos e conversas.

Que objetos da sua cozinha guardam os saberes do sertão?’ foi a pergunta que em 2019, levou as artistas-educadoras Beth Ziani, Cibele Lucena, Flavia Mielnik e Mariana Galender para o Morro da Garça, em Minas Gerais. Elas viajaram com cadernos, tintas, carimbos, tecidos, linhas, e com esses materiais registraram e compartilharam descobertas e aprendizados, tanto em visitas às casas de moradores, quanto em oficinas públicas que ministraram.

O encontro contará com a presença das educadoras que estiveram à frente do projeto e será um momento para compartilhar e refletir sobre este acervo expandido de memórias, narrativas afetivas e vínculo com o território. Para participar, basta se inscrever abaixo.

Das histórias que vivem e resistem por trás dos objetos, nasceu uma série de materialidades: uma toalha de mesa bordada coletivamente, um conjunto de carimbos criando uma família iconográfica dos objetos da cozinha sertaneja, um vídeo e a sistematização do material coletado in loco, resultando em uma coleção de publicações organizadas em 7 volumes dedicados ao: pilão, lamparina, ralo, ferro de passar, vassoura, panela, fogo/forno/fogão.

Esta investigação, sensível e poética das casas sertanejas e de seus objetos, foi realizada em parceria com a Casa de Cultura do Sertão do Morro da Garça e com o Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo; e se construiu em diálogo com o Centro de Documentação do MCB (CEDOC), o Fichário do Equipamentos da Casa Brasileira, Usos e Costumes, concebido pelo historiador Ernani Silva Bruno, textos poéticos de diferentes autores e temas musicais.

Roda de Conversa | Casas do Sertão
Participação das artistas-educadoras: Beth Ziani, Cibele Lucena, Flavia Mielnik e Mariana Galender
Dia 19 de agosto, sexta-feira, das 19h às 21h
Entrada gratuita.
Local: terraço do Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano, SP
O MCB não possui estacionamento. Prefira o transporte público.
Estamos próximos à estação Faria Lima da Linha 4 Amarela do Metrô.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content