OFICINAS NA CALÇADA | OUTUBRO

Divulgação MCB

O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar. Os visitantes assumem o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas.

Oficinas na Calçada do MCB
Promovem a divulgação da instituição e a integração dos passantes com as pautas oferecidas pelo museu.

Manual de Instruções
Dias 01 e 15 de outubro, terças-feiras, das 11h às 12h30

Oficina de ações performáticas e instantâneas ministrada por Suiá Burger Ferlauto. A atividade propõe mapear e compilar os modos de uso dos objetos da casa e a interação que eles possuem com o corpo. Construindo assim, o manual de instruções de objetos como travesseiro, colher, vassoura e entre outros.
Para participar dessa atividade, não é necessária inscrição prévia.

A Casa Bordada
Dia 02 de outubro, quarta-feira, das 10h30 às 12h

Em ‘A Casa Bordada’, a artista educadora Beth Ziani ensina ao público noções básicas de bordado e aplicações em tecido, possuindo como tema as peças do acervo do MCB e objetos de uso doméstico. O participante pode contribuir para a confecção de um grande bordado coletivo ou iniciar um trabalho individual.
Para participar dessa atividade, não é necessária inscrição prévia.

Desenho sua Casa
Dias 04 e 18 de outubro, sextas-feiras, das 11h às 12h30
Na oficina na calçada ‘Desenho sua Casa’ cada participante dirige o que poderíamos chamar de retrato falado da sua morada. Por meio de descrições ou fotografias, o artista educador que conduz a atividade produz ilustrações originais a partir do relato de quem participa. No dia 18, a proposta estará diretamente relacionada à exposição ‘BRUNO MUNARI: a mudança é a única constante no universo’.
Para participar dessa atividade, não é necessária inscrição prévia.

A Casa Estampada
Dias 08 e 29 de outubro, terças-feiras, das 11h às 12h30
A dinâmica da oficina consiste na produção de estampas de imagens das peças do acervo MCB em panos de prato. Nessa atividade, a artista Mônica Schoenacker ensina noções básicas de serigrafia aos participantes.
Para participar dessa atividade, não é necessária inscrição prévia.

As Palavras e as Casas
Dias 09 e 23 de outubro, quartas-feiras, das 10h30 às 12h
Essa atividade possuí como ponto de partida relatos afetivos sobre o morar. A partir desse material, a equipe de artistas-educadores do MCB elaboram transcrições poéticas que podem ser levadas pelos participantes.
Para participar dessa atividade, não é necessária inscrição prévia.

Misticismo Doméstico
Dias 11 e 25 de outubro, sextas-feiras, das 11h às 12h30
Nessa oficina, o ponto de partida é a mediação de símbolos contidos em objetos do lar e a nossa interação com tempos, espaços e memórias. Assim como no Tarô, utiliza-se como ferramenta um conjunto de cartas divididas em três blocos, onde o participante escolherá três cartas, uma de cada monte. A proposta desse jogo é analisar através do contexto do lar, a nossa interação com tempos, espaços, memórias e relações interpessoais.

Que objeto é esse? [NOVA]
Dias 17 e 31 de outubro, quintas-feiras, das 14h30 às 16h

Com a orientação da artista Mirella Marino, os participantes poderão realizar impressões de frotagens, carimbos, colagens e desenhos de objetos do cotidiano. A oficina articula ideias e conceitos presentes na obra do artista Bruno Munari, que está em exposição no MCB.

 

Programação sujeita a alteração.

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h