Oficina especial de férias – Casa da Música e Estrutura Geodésica

Oficina especial de férias – Casa da Música e Estrutura Geodésica

Durante as férias letivas, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, oferece programas educativos destinados às famílias e ao público em geral.
No dia 14 de dezembro às 10h30, haverá atividade lúdica de interação arte-arquitetura na oficina “Casa da Música e Estrutura Geodésica”, realizada em parceria com a Rede Ocara, a Associação Construamos a Cidade e o coletivo Archizoom, ligado ao Museu de Arquitetura de Bogotá (Colômbia).
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone (11) 3032.3727 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br. As vagas são limitadas e a classificação etária é 3 anos (crianças de até 12 anos devem ser acompanhadas pelos pais ou responsável).

No MCB, a oficina terá a participação das arquitetas Fabiola Uribe e Irene Quintáns, coordenadoras respectivamente das associações Archizoom e Rede Ocara, que atuam com a educação de crianças e jovens latino-americanos. As atividades são destinadas a dois grupos distintos: um de crianças de 3 a 8 anos, e outro para o público a partir de 8 anos. Na primeira parte da oficina, os mais novos participarão da pintura em papel, enquanto os mais velhos construirão uma estrutura geodésica (formato de meia-esfera composta por triângulos). Em seguida, o resultado das atividades será reunido, com os participantes interagindo entre si. São 50 vagas, sendo 25 para a faixa etária de 3 a 8 anos; e 25 a partir de 8 anos.

Ainda no período das férias, o núcleo educativo do museu promove ação relacionada ao Prêmio Design MCB, convidando os participantes a lançar um olhar criativo sobre o design nacional. A ser realizada em 11 de janeiro às 14h30, a atividade promove a reflexão sobre o processo de criação de um produto, analisando aspectos como o uso racional de matérias-primas, funcionalidade e adaptação a diferentes ambientes e públicos, dentre outros.

Sobre a associação Construamos a Cidade
A oficina “A Casa da Música” foi criada pelo educador espanhol Jorge Raedó que ensina arte e arquitetura a crianças e jovens. Raedó é o diretor artístico da associação Construamos a Cidade (Rakennetaan kaupunki!) e da Amag! Revista de Arquitetura para Crianças.

Construamos a Cidade é uma associação finlandesa que realiza projectos de educação de arte e arquitectura para crianças e jovens. Seu principal projeto é criar óperas com colégios. A associação Rk! depende só de seus membros. Financia-se mediante subvenções para projetos concretos, que procedem de instituições públicas e privadas finlandesas.

Sobre o coletivo Archizoom
A oficina de criação da estrutura geodésica que acompanha a atividade Casa da Música foi desenvolvida pelo coletivo Archizoom, sediado no Museu de Arquitetura Leopoldo Rother (Bogotá), primeiro e único museu de arquitetura da Colômbia, ligado à Universidade Nacional de Colômbia.

Archizoom é a entidade responsável pela educação de crianças e jovens no museu, tendo criado o primeiro curso anual de arquitetura para esse público em 2012. Coordenada pela arquiteta Fabiola Uribe, o coletivo também desenvolve oficinas para as exposições do museu, e programas educativos para outras instituições.

Sobre a Rede Ocara
Rede latino-americana de experiências e projetos sobre a cidade, arquitetura e o espaço público, Ocara tem como objetivo compartilhar trabalhos realizados em circunstâncias urbanas e sociais semelhantes, atuando principalmente com crianças e jovens de países como Brasil, Argentina, Colômbia, México e Paraguai, entre outros.

Coordenado pela arquiteta e urbanista Irene Quintáns, a rede promoveu no primeiro semestre de 2013, em parceria com o coletivo Archizoom e a associação Construamos a Cidade, a oficina “Casa da Música e Estrutura Geodésica” em um dos polos do Centro Educacional Unificado (CEU), em São Paulo.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content