MISTICISMO DOMÉSTICO

Fotos: Divulgação MCB 

A atividade faz parte do projeto oficinas na calçada do Educativo MCB

Misticismo doméstico é uma proposta de jogo com imaginário popular em que se parte da mediação de símbolos contidos em objetos ordinários presentes no contexto do lar, para então questionar e organizar valores pessoais que remetam a nossa interação com tempos, espaços, memórias ou relações interpessoais.

A proposta tem se desenvolvido como um campo para que pesquisemos sobre modos de organizar espaços, imaginários coletivos, culturas familiares e impressões subjetivas ligadas a aspectos metafísicos da própria vida.

Durante o decorrer da prática novas ferramentas foram surgindo tanto como disparadores de diálogos quanto como continuadores reflexivos. Sobre os disparadores vale frisar o uso que fizemos da calçada como suporte para escritas provocativas, sobre as quais pisavam as pessoas passantes, pedras preciosas, indumentárias incomuns e música foram também utilizados como chamariz de diálogos. Como continuadores de diálogos passamos a criar registros de trechos importantes das conversas sobre pequenas pedras com as quais presenteamos as pessoas que se dispõe a compartilhar seus relatos.

Como parte do registro de ações e diálogos passamos a criar, edição por edição, uma espécie de glossário de termos misteriosos e hábitos incomuns captados de cada relação, em paralelo, como procedimento passamos a preencher a mesa com desenhos  que dão formas para os relatos. Este mapa nos permite conectar as falas de diferentes pessoas e nos auxilia como reservatório de sugestões com as quais provocamos cada conversa com uma nova pessoa.

A proposta tem a calçada como lugar e as pessoas passantes como participantes, que terão neste pequeno break de provocação metafísica e filosófica uma oportunidade para refletir sobre o seu dia, o seu presente momento.

Confira algumas imagens das oficinas: 

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas.

Nossas redes sociais:
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube LinkedIn

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content