Chaísmo

Chaísmo
A mesa expositiva Chaísmo ficou em cartaz no MCB em 2019

#EDUCATIVOMCB

Em 2019, o Educativo MCB iniciou a parceria com a Olaria Paulistana, coordenada por Lucia Eid, para confeccionar em cerâmica as xícaras utilizadas na Cerimônia do Chá, atividade que acontece nas visitas educativas. Esta produção de xícaras também estará articulada com o projeto ‘Seu Museu’ envolvendo os funcionários na criação de seu copo ou xícara de cerâmica, para substituir o uso dos copos de plástico fornecidos pelo Museu.

Nas fotos abaixo é possível conferir a equipe do Educativo MCB durante os ensinamentos de Lucia Eid: 

O Chaísmo incute a pureza e a harmonia,
o mistério da claridade mútua.
Kakuzo Okakura

Sobre uma mesa no jardim do museu havia xícaras, bules, pequenos pratos de sobremesa, talheres, dois ou três bolos e algumas flores. Receberíamos nesse dia a visita de um grupo de senhoras e senhores idosos vindos da Associação São Joaquim, instituição parceira em Carapicuíba.

Depois da visita ao acervo, sentamos à mesa para saborear o chá, o bolo e, principalmente, as histórias de vida dessas pessoas. Falamos sobre os objetos vistos e os imaginados durante o passeio; cada visitante guardava na memória ao menos uma história para contar. As lembranças, os saberes, as receitas e as relações de afeto provocadas pelos objetos nos emocionaram, nos fizeram cantar e dançar.

Percebemos naquele encontro algo maravilhosamente potente e necessário. O gesto aparentemente simples de oferecer uma xícara de chá para o visitante, acalma, celebra o encontro, interrompe o fluxo cotidiano ao qual estamos submetidos numa grande cidade, concentra, aguça os sentidos, altera a temperatura dos corpos, o estado das coisas e por consequência, a qualidade do encontro e da visita.

Produzimos um jogo composto por 60 xícaras e pires, modelados de organicamente, com formatos e pinturas particulares, que agora participam de muitas das nossas ações educativas, levando essa experiência sensível para diferentes públicos: de crianças a adultos.

Essa produção posteriormente foi articulada com o projeto Seu Museu, envolvendo os funcionários fixos e terceirizados da instituição na criação de sua xícara de cerâmica, visando substituir os copos plásticos e introduzir o uso de um objeto mais acolhedor e afetivo na rotina de trabalho. Todo o processo foi coordenado e orientado pela ceramista Lucia Eid, que nos acompanhou como uma mestra durante a modelagem, queima e pintura das peças. Seus ensinamentos sobre os aspectos técnicos e sabedorias compartilhadas, foram os pilares desta realização e dos caminhos trilhados na pesquisa das tradições e dos costumes no nosso cotidiano, que podem e pedem por constantes reinvenções e atualizações.

Mesa expositiva com as peças produzidas por toda a equipe do Museu: 

 

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content