ABERTURAS NOTURNAS – MAIO

ABERTURAS NOTURNAS – MAIO

O Museu da Casa Brasileira promove duas aberturas noturnas no mês de maio, nos dias 13 e 20, com gratuidade para o ingresso das 18h às 22h. Por meio do horário estendido, o MCB visa ampliar as opções de acesso ao público e criar alternativas para que mais visitantes possam conhecer o Museu e suas atrações.

No dia 13 de maio o destaque vai para o espetáculo musical O Encanto da Casa. Apresentado pela cantora Ines Stockler e pelo pianista Rui Germano, show começa na calçada externa do MCB e segue para o hall do Museu, convidando o público a apreciar o canto lírico. O repertório inclui composições de Vivaldi, Bach, Villa-Lobos, Tom Jobim, Chico Buarque além de árias da ópera Carmen, de Bizet.

Outra atração que merece uma atenção especial é a mostra Casas do Brasil 2014 – SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição sobre vivências: Carandiru, que estará em sua última semana em cartaz. Sexta edição de Casas do Brasil, projeto do MCB que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país, a exposição curada por Maureen Bisilliat revela soluções encontradas pelos detentos para as condições de vida enfrentadas no cotidiano do presídio do Carandiru. A iconografia utilizada foi produzida pela equipe coordenada por Sophia Bisilliat e André Caramante entre 2001 e 2002, últimos anos de funcionamento da Casa de Detenção Professor Flamínio Fávero (Carandiru), antes de sua demolição. A equipe coletou peças do dia a dia, que formam um recorte das ferramentas e utensílios improvisados pelos detentos: fornos, ferros, filtros, facas, que, na mostra do MCB, podem ser vistos fisicamente e em imagens de Renato Soares.

Nas duas datas, o público poderá conhecer a mostra Op-Art – Ilusões do Olhar, primeira mostra abrangente, realizada no Brasil, sobre esse movimento surgido no final da década de 1950. Na abertura do dia 20 de maio a curadora Denise Mattar conduz o público em uma visita especial na qual aborda detalhes da seleção de peças para a exposição e dos eixos temáticos que norteiam a disposição das obras em salas dedicadas ao design e à arquitetura, arte, moda e publicidade. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 11 3026-3913 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br.

Em todas as datas, estarão abertas para visitação as exposições Coleção MCB e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado, ambas em cartaz por tempo indeterminado. A primeira reúne móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21, e a segunda retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Realizadas desde o início de 2012, as aberturas noturnas contribuíram, ao lado de um conjunto de ações do MCB, para o crescimento da frequência ao museu a patamares superiores aos 100 mil visitantes anuais. Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes têm acesso também a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações.

Em todas as aberturas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3026.3913 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.

Sobre a cantora Ines Stockler
A cantora paulistana Ines Stockler estudou na Universidade de música Robert Schumann em Düsseldorf, Alemanha. Iniciou sua carreira cantando no teatro Tonhalle em Düsseldorf e especializou-se no repertório alemão e em seguida, no repertório francês, a Melodie Française, na França. Na Bélgica, Inês foi finalista do Concurso Internacional de Verviers e apresentou-se com a Orquestra de Achen (Aix la Chapelle). Na França, foi integrante no grupo de solistas Palestrina, na Ópera de Paris-Bastille. Atualmente morando em São Paulo, Ines desenvolve trabalhos culturais e didáticos. Já coordenou concertos no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo – e idealizou o curso “A arte do canto através dos tempos”, no Masp.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h