Educativo

Foto: Educativo MCB

As ações do Educativo MCB acontecem em grande parte extra muros, como um convite para a reflexão sobre o Museu, o ambiente doméstico, o design, a arquitetura. Tais assuntos são abordados de maneira sensível e afetiva, em processos pedagógicos que tem no encontro o seu foco, com pessoas de lugares diversos, com o olhar, com o fazer, com a experiência e a reflexão.

Os encontros lidam com a cultura material, o acervo do MCB, combinados ao acervo imaterial e às experiências pessoais, que presentificam e ressignificam histórias.

O Educativo MCB tem a intenção de democratizar o acesso ao Museu de uma maneira ampla. Considerando que os espaços de cultura do país, muitas vezes, excluem o público já pela constituição arquitetônica de suas fachadas, a equipe trabalha pela inclusão e abertura desta instituição para os mais diversos públicos.

O trabalho educativo em instituições culturais é recente no Brasil e, por tratar de relações humanas e processos educacionais, é em sua grande parte invisível para o público não envolvido diretamente, acontecendo no campo das sutilezas.

A pandemia deflagrada em março de 2020 alterou os rumos dos projetos, fechou algumas portas, mas abriu muitas janelas. Fortaleceu a equipe no sentido de renovar ainda mais a confiança da necessidade deste trabalho em uma instituição como o Museu da Casa Brasileira.

Os seguintes projetos aconteceram durante 2020 e 2021:
Oficina Virtual Que objeto é esse?
Oficina Virtual De olho na Casa
Projeto Casas do Sertão
Parceria com o Caps Itaim Bibi (Centro de Atenção Psicossocial)
Parceria com a EMEI Dona Leopoldina
Parceria com a EMEI Ricardo Gonçalves
Seu Museu

Você também pode conhecer aqui no site os projetos desenvolvidos nos anos anteriores.

Para dúvidas, propostas e agendamentos, escreva para o e-mail: educativomcb@mcb.org.br

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content