Últimos dias para se inscrever no 28º Prêmio Design MCB

Os interessados devem se inscrever no site www.mcb.org.br/pd. Os trabalhos serão analisados por duas comissões julgadoras independentes: trabalhos teóricos e produtos. Premiados e finalistas serão apresentados na exposição “28º Prêmio Design MCB”, em cartaz a partir de 27 de novembro, quando será realizada uma cerimônia especial, aberta ao público, para homenagear os participantes.

Das categorias, sete são destinadas ao design de produto e possuem sua respectiva modalidade protótipo, reservada a projetos em estágio de mock-up ou em desenvolvimento: mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos de construção e equipamentos de transporte. A oitava categoria, trabalhos escritos publicados, e sua modalidade, trabalhos escritos não publicados, valorizam a produção teórica ligada ao design e à arquitetura.

A edição de 2014 traz novidades para os inscritos na modalidade “Trabalhos escritos não publicados”, reservada a trabalhos de pós-graduação cujo tema central esteja ligado a design, arquitetura, urbanismo e paisagismo: neste ano os premiados com menção honrosa, 2º lugar ou 1º lugar poderão ter suas obras avaliadas pelo Conselho editorial do Senac, que fornecerá aos autores um parecer, elaborado por sua equipe técnica, sobre a capacidade de publicação dos trabalhos, apontando sugestões e orientações. Além do parecer técnico, a ação também poderá viabilizar a publicação das obras, caso sejam selecionadas pelo Conselho editorial do Senac, passando a integrar a cartela de títulos da editora, mediante acerto prévio com os autores. A ação é fruto da parceria entre o Senac São Paulo e o Museu da Casa Brasileira.

Com o objetivo de estimular a participação de escolas e estudantes na premiação, o MCB oferecerá condições especiais de pagamento. Às escolas que organizarem inscrições para seus alunos, a partir de 20 inscritos, será concedido desconto na taxa, que passará de R$60 para R$30 cada. Os trâmites devem ser tratados diretamente entre o MCB e as instituições, por meio dos coordenadores dos cursos ou professores responsáveis.

A premiação é uma das ações mais tradicionais no incentivo ao reconhecimento do design como valor cultural agregado ao produto brasileiro. Segundo a diretora geral do Museu da Casa Brasileira, Miriam Lerner, “o Prêmio reflete a trajetória da consolidação da identidade do design brasileiro e desfruta de grande prestígio no segmento, conquistado ao longo de seus 28 anos de existência.”

Cada nova edição traz uma perspectiva da produção contemporânea nacional, ao mesmo tempo em que ressalta os produtos que melhor respondem aos desafios enfrentados pelo design a cada ano no país.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content