Júri

Gerson Lessa – coordenador
Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ (2014), com tese na linha de pesquisa Imagem e Cultura. Mestre em Design pelo PPD/ESDI/UERJ (2008), com dissertação na linha de pesquisa da História do Desenho Industrial. Graduado em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ (1985). Admitido para o corpo docente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Curso de Design Industrial (BAI) em março de 2009. Desenvolve pesquisa relativa à história do Design Industrial e à Cultura Material, dedicando-se à coleta, identificação e preservação de materiais e objetos produzidos pela indústria de plásticos ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, além de bibliografia e referências comerciais e efêmeras acerca destes objetos e indústria.

 

Alexandre Salles
Graduado em Arquitetura e mestre em Semiótica Urbana pela FAUUSP, Alexandre coordena os cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores e Design de Mobiliário do Instituto Europeu di Design – IED São Paulo. Possui experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de possuir colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Em 2011, fundou o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design. Possui participação em bancas acadêmicas de universidades brasileiras e internacionais, como membro do júri de inúmeros prêmios relacionados ao design de interiores, produto, arquitetura, e também na curadoria de conteúdo para eventos e mostras relativas ao universo da Arquitetura, Arte e Design.

 

Ana Lúcia de Lima Pontes Orlovitz
Graduada em Design pelo Mackenzie e pós-graduada em Marketing pela ESPM, Ana Lúcia iniciou suas atividades no Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento (GAAP) desenvolvendo projetos para o Metrô, Fepasa e Cosipa. Em 1989, começa a atuar como Designer na Deca, onde permaneceu por 26 anos desenvolvendo toda a linha de metais sanitários da empresa. Nesse período foi premiada pelo Museu da Casa Brasileira, International Design Excellence Awards – IDEA, IDEA Brasil, Prêmio Objeto Brasil, Red Dot, Good Design, Prêmio SENAI Excellence Design e Salão Design Movelsul, entre outros. Atuou em parceria com o IED em aulas de projeto e atualmente é sócia-diretora da LOG Design.

 

Anael Alves
Mestre em Ciências em Engenharia de Produção, área de concentração Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ. Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produtos pelo Centro Universitário da Cidade e com especialização em Ergonomia também pela COPPE/UFRJ. Atuou na indústria por 12 anos e leciona design há 9 anos, 3 deles nas graduações de Design de Superfície e Design de Moda do SENAI CETIQT, e o restante no departamento de Desenho Industrial da Escola de Belas Artes da UFRJ, onde atua.

 

Clarisse Romeiro
Designer, fundadora do Veredas Atelier, e estuda a linguagem da estamparia desde 2010. Vencedora do 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira com a Coleção Renovação – uma homenagem aos mestres da nossa cultura; ficou em 2º lugar no 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira com a coleção Vagalume – uma homenagem ao processo criativo; finalista do Prêmio Casa Vogue Design em 2017 e 2019 com coleções desenvolvidas para Donatelli Tecidos. Paulistana e residente em São Paulo, atualmente desenvolve uma pesquisa sobre a relação da estamparia com a poesia concreta.

 

Fernanda Tissot
Formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul (2006) com experiência no Politécnico de Milão onde frequentou o curso de Luminotécnica sob curadoria de Pietro Palladino. É diretora da Luxion Iluminação desde sua fundação no ano de 2003, Coordenadora do Comitê de Iluminação Comercial, Industrial e decorativa da Abilux – Associação Brasileira da Industria de Iluminação e idealizadora do Prêmio Carlitos de Design Universitário. Sob sua direção a Luxion foi finalista do Prêmio MCB por três vezes e vencedora do prêmio Brasil Design Awards duas vezes, do LIT Design Award e do Prêmio Salão Design por uma vez.

 

Fernando Mascaro
Fernando Mascaro é arquiteto e designer desespecializado pela FAUUSP (1979). Presta consultoria para empresas na implantação de estratégias de design para a produção industrial massiva (berço ao berço) e em exercícios de co-criação com consumidores. Prepara e conduz workshops e cursos de extensão com foco no “pensar>fazer>aprender>repensar>refazer>reaprender” (do ordinário ao extraordinário) com escolas de arquitetura e design no Brasil e exterior. É parceiro de projetos na Cité du Design de St-Étienne, já teve a oportunidade de ser parte do júri do 23º Prêmio Design MCB e atualmente é membro do comitê diretivo do “Human City Design Award” organizado pela “Seoul Design Foundation”. Caminhante contumaz e observador atento dos cenários humanos e urbanos considera o design a mais poderosa ferramenta coletiva demolidora de impossibilidades e provocadora de transformações sociais.

 

Fernando Morita
Designer automotivo atuando globalmente pela Ford e Lincoln Motor Company, com experiência de mais de 20 anos na área do design. Formado em Design de Produto pela Belas Artes de SP e Pós Graduado em Design Estratégico pelo IED SP, onde lecionou e coordenou a Pós e One Year de design automotivo por 7 anos onde fomentou parcerias com marcas como: Mercedes-Benz, Nissan, Stellantis, Jaguar, Giugiaro. Morita iniciou sua carreira pela Volkswagen trabalhando no Brasil, Alemanha e Espanha no estúdio de design avançado do grupo VW. E consolidou sua carreira com a Amoritz GT ao construir o primeiro protótipo de um super esportivo no Brasil o Doni Rosset que conquistou o primeiro lugar na categoria transportes do Prêmio do Museu da Casa Brasileira em 2015.

 

Freddy Van Camp
Designer e professor universitário nascido na Bélgica é graduado pela ESDI e com pós-graduação em Los Angeles, USA e Braunschweig, Alemanha. Foi professor, diretor e coordenador de campus da ESDI-UERJ de 1974 a 2020. Titular da VanCampDesign, desde 1980, no Rio de Janeiro e Petrópolis, com um trabalho especializado em Design de Produtos; Design de Interiores; Exposições e Stands; Design de Embalagens; Design de Sistemas, Sinalização e Design Gráfico. Premiado diversas vezes, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor de livros sobre design. Militante em Políticas do Design e Regulamentação da Profissão de Designer. Foi membro do júri do Prêmio Design do MCB em 1987, 1993, 1997, 2003, 2011 e 2012.

 

Giancarlo Latorraca
Arquiteto pela FAUUSP, doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Design da mesma faculdade e professor licenciado da Escola da Cidade. Colaborou com Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e com o escritório Brasil Arquitetura. Trabalhou no Instituto Lina Bo e P.M. Bardi de 1993 a 2001, desenvolvendo projetos editoriais e de exposições nacionais e internacionais como a mostra ‘O design no impasse na Triennale de Milão’ (1998). Realizou design de mobiliário e de interiores junto à Marcenaria Baraúna e executou inúmeros projetos expográficos em sociedade com o escritório Apiacás Arquitetos (2001-2010). Atualmente é Diretor Técnico do Museu da Casa Brasileira, desenvolvendo com a equipe uma extensa revisão do acervo da instituição e realizando, entre outros, projetos de pesquisa e exposição como a mostra ‘Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi’, organizada por ocasião da celebração do centenário de nascimento da arquiteta, prêmio APCA-2014, Categoria “Fronteiras da arquitetura”, modalidade “Arquitetura e Urbanismo”.

 

Giorgio Giorgi Júnior
Graduado em Desenho Industrial pelo Mackenzie (1976), com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1985) e doutorado (1998) e livre-docência (2018) pela FAUUSP, onde leciona desde 1989. Entre 2005 e 2015 idealizou (com Robinson Salata) e coordenou o curso de especialização em Design para a Movelaria junto ao Senac-SP. Em 2009 e 2011 coordenou a comissão julgadora do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Seus projetos de luminárias com Fabio Falanghe foram premiados pelo MCB (1988, 1995, 2002 e 2013), indicados para o German Design Award (2013) e receberam o Good Design Award do The Chicago Athenaeum (2011).

 

Luís Alexandre F. Ogasawara
Designer e Psicólogo, mestre em Comunicação e Semiótica e especialista em Psicologia Analítica, atua como professor pesquisador na graduação e pós graduação dos cursos em Design e Design Estratégico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como perito judicial em causas que envolvem Propriedade Industrial e também como psicólogo clínico.

 

Marcelo Teixeira
Arquiteto e mestre em arquitetura e design, tem 30 anos de experiências criativas nos ramos de Arte, Arquitetura e Design, atuando nas áreas de gestão, estratégia e inovação, concepção e desenvolvimento de produtos, ambientes e transportation (aeronaves). Especialista em mercado de luxo, foi por 10 anos o Head Designer da Embraer trabalhando em conjunto com renomados escritórios como BMW DesignworksUSA na California, Infusion Design em Kansas e Priestman Goode em Londres. Ministrou disciplinas em programas de graduação e pós-graduação do Senac, IED e FAAP, onde coordenou o curso de Pós em Design de Interiores em SJC. Atualmente leciona nos cursos de Arquitetura e Design da FAU Mackenzie, além de ser o Creative Director do Studio.

 

Mariana Betting Ferrarezi
Graduada e pós-graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM. Com especialização em Design de Móveis pelo IED de Barcelona, Mariana criou com Roberto Hercowitz, seu sócio, o estúdio emDoïsdesign. Seus primeiros projetos foram pequenos produtos e o design interno de algumas exposições pela Espanha e Alemanha, mas em 2006, quando voltaram ao Brasil, passaram a se dedicar ao desenvolvimento de móveis e objetos para a indústria, vendendo seus produtos em lojas especializadas do setor. Com traços contemporâneos aliam utilidade e estética, e tem como alvo a estreita interação, funcional e afetiva, entre peça e usuário. Conquistaram premiações no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, IF Design Award, Top XXI, entre outros, e são o estúdio de design mais premiado da história do Prêmio do Salão Design. Tiveram peças expostas em Bienais Brasileiras de Design, Museu da Casa Brasileira, Salone del Mobile de Milano, Brasil S/A Milão, Casa Cor Suécia em Estocolmo, entre outros.

 

Natasha Schlobach
Nascida em 1988 e vinda de uma família de engenheiros e arquitetos, a paulista Natasha Schlobach graduou-se em Desenho Industrial – Projeto de Produto pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie (2009). Ainda na universidade, obteve conhecimentos em cerâmica, modelagem, joalheria e mobiliário. Após formada atuou como projetista, designer de mobiliário e interiores em alguns escritórios de São Paulo. Finalizou, em 2012, sua pós-graduação em design de mobiliário pelo Senac, assim definindo seu foco principal – o móvel. Durante 3 anos colaborou diretamente na criação e desenvolvimento dos produtos de um importante estúdio de design – Ovo. Assim mergulhando no mundo dos projetos e móveis. No segundo semestre de 2013, participou da equipe do arquiteto Guilherme Torres, no desenvolvimento de novas peças e na reformulação de linhas anteriores. Atualmente conta com seu estúdio – aberto em junho de 2013 – onde realiza projetos de mobiliários e interiores; e projetos com curadoria e direção criativa na área de design e arte. Atua também na ADP Associação dos Designers de Produto – desde setembro de 2014 como diretora geral do Núcleo +Mobiliário da ADP; e na gestão de 2019 a 2023 como presidente da associação.

 

Tatiana Sakurai
Pesquisadora, professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Projeto (AUP) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da FAUUSP. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Center for Neighborhood Knowledge vinculado ao UCLA Department of Urban Planning da UCLA Luskin School of Public Affairs. Possui experiência nas áreas de Desenho Industrial e de Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: mobiliário doméstico, arquitetura de interiores, design para a experiência, sustentabilidade.

 

Valkiria Pedri Fialkowski
Doutoranda e mestre em design pela UFPR, MBA em Marketing pela FGV, pesquisadora nas áreas de gestão do Design, sustentabilidade e data-driven design. Sócia fundadora da empresa ARBO design, onde atua em projetos de inovação e design estratégico. Junto aos seus clientes, recebeu mais de 50 prêmios de design, como IF Design Award, Bienal iberoamericana de Diseño, Museu da Casa Brasileira e Brasil Design Award, além de obter 30 patentes e registros junto ao INPI e órgãos internacionais. Atua há mais de 20 anos como consultora e gestora de design em equipes interdisciplinares, colaborando em projetos para clientes locais e globais, como Midea, Toshiba e Discovery Channel. Tendo sido também colaboradora em empresas como Electrolux e Busscar Ônibus.

 

Yorrana Maia
Graduada em Bacharelado em Design pela Universidade do Estado do Pará (2003), pós-graduada em Moda e Criação pela faculdade Santa Marcelina (2006), em Moda como Factor Cultural pelo IADE-Lisboa (2007) e Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2013). É professora da Universidade da Amazônia no curso de Moda há 12 anos e realiza mentorias para desenvolvimento de coleção e pesquisa de tendências para marcas de Moda e Design autorais. Foi orientadora do projeto têxtil Miriti-Taua que recebeu menção Honrosa no 29ª Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Atua pesquisando a área de Design, com ênfase em Moda, principalmente, nos seguintes temas: moda, planejamento e desenvolvimento de coleção, processo de criação, documentos de processo no Instagram, criatividade, pesquisa de tendências e acervos de moda e cultura.

Serviço Inscrições:
34º Prêmio Design MCB
Inscrições: 20 de maio a 04 de agosto
Taxa de inscrição: R$ 98,00. Desconto de 50% para estudantes e 25% para Amigos do MCB
Resultado: pelo site www.mcb.org.br
Realização: MCB

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content