ENCONTRO COM OS PREMIADOS DO 28º PRÊMIO DESIGN MCB

No sábado, 21 de fevereiro, o MCB promove pelo segundo ano consecutivo o encontro com os primeiros lugares do Prêmio Design. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita (dispensado o uso de convite). Os vencedores de 2014 estarão reunidos para revelar detalhes do processo de criação e produção dos trabalhos premiados, além dos desafios e soluções encontradas. João Bezerra de Menezes, coordenador da comissão julgadora das categorias de produto, também participa. Na ocasião, será lançado o calendário 2015 do concurso mais tradicional do design brasileiro.

Agendamento:
 (11) 3026 3913 – agendamento@mcb.org.br

Sobre o 28º Prêmio Design MCB
Os 33 premiados e 31 finalistas eleitos entre os 746 inscritos foram conhecidos no dia 27 de novembro. Para realizar esta seleção foram reunidas duas comissões julgadoras independentes, coordenadas por João Bezerra de Menezes, para as categorias de produto, e Marcos da Costa Braga, à frente do júri de trabalhos teóricos. O júri foi composto por 52 profissionais de formações diversas, ligados ao design e à arquitetura, pertencentes à indústria, universidades e escritórios de projeto, que tiveram como desafio eleger os destaques desta edição.

Como resultado, a mostra 28º Prêmio Design MCB ressaltou a diversidade em produtos que priorizam o usuário, são criativos, sofisticados, valorizam grande rigor formal. Nesta edição, a fim de aprimorar o julgamento, a análise das categorias de Mobiliário e Utensílios, antes realizadas em conjunto por cinco componentes, foi desvinculada, ficando a cargo de duas comissões distintas, com três integrantes, específicas para cada uma das categorias.

Com relação aos trabalhos escritos, o júri destacou o aumento geral no número de inscritos em comparação ao ano passado – reflexo do crescimento da pesquisa na área. Hoje, o Brasil conta com 18 programas de pós-graduação strictu sensu em design, oito deles com doutorado. “Na escolha dos premiados, nos pautamos principalmente pela qualidade estrutural dos textos e pelo grau de ineditismo ou contribuição ao tema proposto”, conta Marcos da Costa Braga. “Questões polêmicas relativas às delimitações de campos, políticas institucionais e revisões históricas também demarcam contribuições específicas dos textos premiados.”

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content