Dúvidas frequentes

Concurso do Cartaz – 34º Prêmio Design MCB

Posso inscrever mais de 1 trabalho no concurso?
Sim, é possível inscrever quantos trabalhos desejar. Cada trabalho corresponde a uma inscrição, no valor de R$ 54,00.

Posso fazer a inscrição ou reaver a senha a partir de um cadastro feito em anos anteriores?
Sim. Os cadastros realizados a partir da edição de 2017 podem ser acessados e atualizados.

Fiz o cadastro, mas meu cartaz tem mais de um autor. Onde insiro os outros nomes?
No formulário de inscrição haverá um campo para preenchimento de todos os autores. O MCB ressalta que todos eles terão a mesma importância, não havendo destaque para um só nome.

Como faço o pagamento da inscrição?
Após realizar a inscrição, você será direcionado para home onde poderá selecionar a inscrição que deseja pagar. O processo de pagamento da taxa, no valor de R$ 54,00, é realizado através do PagSeguro. Estarão disponíveis as modalidades: crédito, boleto ou transferência bancária.

Sou estudante, como faço para obter o desconto de 50%?
Para obter o desconto de 50% na taxa de inscrição, o estudante deve se inscrever normalmente no sistema do concurso selecionando a opção ‘inscrição desconto estudante’, preenchendo corretamente os dados relativos à instituição de ensino e anexando o comprovante de vínculo com uma instituição (exemplo: carteirinha de estudante, boleto de pagamento da mensalidade, boletim). É importante que o documento esteja válido durante o período de inscrição do Concurso do Cartaz.

Até que dia posso efetuar o pagamento da inscrição?
O pagamento deve ser efetuado até 02 de abril, impreterivelmente. Pagamentos posteriores à esta data não serão considerados pelo MCB, ainda que sejam aceitos pelo banco, inviabilizando a participação no Concurso do Cartaz do 34º Prêmio Design MCB.

Optei pelo pagamento por boleto bancário, mas o documento expirou. Como efetuo o pagamento?
Participantes que optarem pelo pagamento por boleto bancário devem se ater ao prazo de validade. Este documento estará disponível por até 3 (três) dias úteis após ter sido gerado. Expirado este prazo, será necessário acessar o sistema de inscrição e efetuar um novo pedido de pagamento. Os pagamentos por boleto devem ser efetuados até o dia 02 de abril, ainda que possuam data de vencimento posterior.

Qual o prazo para a atualização do status de pagamento no sistema?
Em até 3 (três) dias úteis após o pagamento da taxa de inscrição será enviada uma mensagem do Pagseguro ao e-mail cadastrado confirmando a transação. Você poderá, independentemente do recebimento desta confirmação, acompanhar o status de suas inscrições por meio do seu cadastro.

O que faço após o pagamento da minha inscrição?
Você deve enviar a versão impressa do cartaz à sede do MCB, localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo, até as 18h do dia 07 de abril de 2020. Caso contrário, a peça não participará do processo de seleção. É importante entregar também o “termo de doação e cessão de uso”, cujo modelo está disponível no sistema de inscrição e no regulamento do concurso.

Posso encaminhar a entrega do meu cartaz impresso independentemente de o pagamento estar confirmado?
Você pode entregar o seu cartaz antes da transação bancária, mas o mesmo só será avaliado mediante pagamento da taxa de inscrição, dentro dos prazos estabelecidos em regulamento. Vale lembrar que cada cartaz corresponde a uma inscrição. Lembre-se: seu cartaz deve estar no MCB até as 18h do dia 07 de abril de 2020. O cartaz entregue após o prazo estipulado no regulamento não será aceito.

A régua de logos do MCB pode ser alterada? Existe alguma regra de utilização?
A régua de logos disponibilizada não poderá ter as proporções alteradas (tamanhos e distâncias entre marcas). Ela pode ser redimensionada e deverá estar em tamanho suficiente para garantir a legibilidade. Para mais informações verifique o manual de uso do logo do MCB incluída no arquivo com os logos.

Vou entregar meu cartaz pessoalmente. Em que horário posso fazê-lo?
Para entregar seu cartaz pessoalmente, compareça ao Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 2705) até dia 07 de abril, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 18h. Excepcionalmente em 04 de abril (sábado), das 10h às 18h, haverá expediente da organização do concurso para o recebimento dos cartazes impressos.

Devo colocar alguma identificação no cartaz?
O cartaz deve conter em seu verso somente o número de inscrição fornecido no site durante o processo de inscrição, exemplo: 2020-1-00001. Lembramos que cada trabalho possui um número de inscrição e é por meio deste número que identificaremos seu cartaz.

A embalagem externa do cartaz pode conter identificação?
Sim. Caso haja, a embalagem contendo o cartaz, postada ou entregue pessoalmente no MCB, deve conter seu nome e endereço, bem como o número de inscrição, para fácil identificação da organização do Concurso.

Estou com dificuldades para encontrar gráficas que imprimem o cartaz no formato solicitado. Posso entregar em outro formato?
Não. O cartaz impresso deverá respeitar as dimensões estabelecidas em regulamento, de 46 cm × 64 cm (tamanho real). No site do Museu da Casa Brasileira foram listadas gráficas que poderão auxiliá-lo no serviço de impressão e entrega do cartaz impresso no museu, se necessário. A negociação de valores, solicitação de produção, detalhamento das especificações do material e acompanhamento de produção serão de responsabilidade do participante.

É obrigatória a impressão do meu cartaz nas gráficas sugeridas pelo MCB?
Não, você pode optar também por qualquer outra gráfica de sua preferência.

O cartaz deve ser entregue em suporte rígido?
Nesta edição não será exigido o envio do cartaz em prancha rígida.

Quais são os critérios de avaliação do Concurso do Cartaz?
Os cartazes encaminhados ao concurso serão analisados a partir de critérios como: conceito; clareza de comunicação; impacto visual; originalidade e viabilidade técnica. A facilidade de produção e distribuição do cartaz pelos correios será um critério de avaliação que norteará a escolha do trabalho vencedor.

Existe um tema ou recomendações para nortear a produção do cartaz?
De acordo com o regulamento, o cartaz que dará origem à identidade visual da 34ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira deve apresentar um conceito visual dinâmico e refletir, com criatividade, a identidade do design brasileiro e considerar que, nesta edição, será priorizada a preocupação institucional com a função social do design.

Qual a diferença entre prazo de ‘inscrição’ e ’entrega de cartaz impresso’?
O prazo de ‘inscrição’ é o período de cadastro de informações relativas a cada inscrição. Esta etapa possibilita a inserção de informações como autores, instituição de ensino, escritório de design, descritivo técnico e o envio da versão digital do seu cartaz. Após essa etapa, será gerado o seu número de inscrição e você poderá efetuar o pagamento da taxa. Esta etapa deve ser concluída até o dia 26 de março. A entrega do cartaz impresso e do “termo de doação e cessão de uso” obrigatório deve ser feita até às 18h do dia 07 de abril.

Posso realizar o pagamento de várias inscrições através de um único pagamento?
Sim. Para isso, basta selecionar as inscrições e clicar em ’efetuar o pagamento’. Em seguida, você será direcionado ao PagSeguro para completar o processo. Importante: as inscrições cujo pagamento já tenha sido realizado não podem ser deletadas do sistema.

Os cartazes serão devolvidos ao fim do concurso?
Não. Os trabalhos encaminhados ao Concurso do Cartaz do 34º Prêmio Design MCB não serão devolvidos.

É possível inscrever um cartaz com vários autores?
Sim, é possível inscrever até 15 autores por cartaz, sendo que um dos autores deverá ser o responsável pelo cadastro no sistema do Prêmio Design. Além dos autores, na etapa de inscrição também é possível inserir o nome do escritório (caso haja algum vínculo) e o crédito da imagem utilizada, tais como fotógrafos ou ilustradores. O MCB ressalta que todos os autores terão a mesma importância, não havendo assim destaque para um só nome.

Participo do Programa Amigos do MCB, como faço para obter o desconto de 50%?
Na adesão do Programa de Amigos do MCB, o associado recebe um e-mail com a carteirinha virtual do Programa e um código de desconto para o concurso vigente do Prêmio Design, que deverá ser inserido no ato da inscrição, selecionando a opção “inscrição desconto parceiro”. Também é preciso inserir um documento comprovante (ex: o PDF da carteirinha virtual). Para mais informações, acesse o Regulamento do Prêmio Design no site mcb.org.br/premiodesign.

Resido fora da cidade de São Paulo e optei por imprimir meu cartaz através das gráficas parceiras, como realizo a entrega do “termo de doação e cessão de uso”?
O “termo de doação e cessão de uso” assinado pelo participante pode ser enviado através do correio aos cuidados da equipe Prêmio Design no seguinte endereço: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo, SP, CEP 01451-000. É importante frisar que o documento deve ser entregue até 07 de abril – data limite para entrega de cartazes no MCB. Lembre-se de informar para a gráfica o número da inscrição para ser incluído no verso do cartaz. É através do número da inscrição que a produção do concurso identificará seu cartaz.

Inserir o credito da imagem é obrigatório?
Caso sejam utilizadas imagens/ilustrações/obras pertencentes a terceiros, o campo ‘crédito (autoria) da imagem’ deve ser preenchido informando a autoria. Neste caso também devem ser entregues as autorizações de uso de imagem assinada pelos respectivos autores.

Quais informações devem ser inseridas no campo “descrição técnica”?
Neste campo devem ser inseridas apenas informações técnicas relativas à produção do cartaz: tipografias utilizadas, gramatura e tipo de papel, tipo de impressão, acabamentos especiais entre outras informações pertinentes. Essas informações são acessadas apenas pela equipe organizadora do concurso.

No caso do meu cartaz possuir imagens de terceiros, é preciso entregar um documento que comprove os direitos sobre a imagem?
Sim! Conforme item 15.11 do regulamento do concurso, cartazes que utilizarem, total ou parcialmente, imagens cujos direitos autorais pertençam a terceiros (como fotografias, desenhos, etc.), devem ter autorização de uso de imagem assinada pelos detentores dos direitos autorais patrimoniais das imagens, a qual deverá autorizar, também, o desenvolvimento de peças gráficas pela Casa, de acordo com o Cartaz e as imagens nele contidas, para qualquer finalidade, a critério exclusivo da Casa. É de responsabilidade do participante coletar e entregar as devidas autorizações junto ao cartaz, isentando a Casa de qualquer reclamação nesse sentido.

Quais são as regras para a impressão do cartaz?
Neste ano o cartaz inscrito deve ser entregue no formato 46 cm × 64 cm (tamanho real), vertical e papel como suporte obrigatório. A técnica de impressão, gramatura do papel e uso de cores ficam a critério do participante, desde que sejam reproduzíveis também na escala CMYK. Não é necessário enviar o cartaz em prancha rígida. Lembrando que no cartaz deve constar, obrigatoriamente, as informações de divulgação do 34º Prêmio Design MCB, conforme item 5.3 do regulamento do Concurso do Cartaz 2020. Para mais informações consulte o regulamento.

Qual é o contato para o caso de outras dúvidas ou problemas na inscrição?
Para mais informações, encaminhar email para contatopremiodesign@mcb.org.br.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h