Dúvidas frequentes

35º PRÊMIO DESIGN MCB

Dúvidas Frequentes

Quais as principais mudanças nesta edição do Prêmio Design?
Dentre as novidades de 2022, o Prêmio Design não terá taxa de participação. Além disso, o Concurso do Cartaz também acontece simultaneamente com as categorias de Produtos e Trabalhos Escritos. O Concurso do Cartaz será norteado pelo tema “Projeto, processo e percurso” e a avaliação desta categoria será feita exclusivamente através dos arquivos digitais enviados no formulário de inscrição, não sendo necessário o envio do cartaz impresso. Para esta edição, a inscrição de cartazes ficará restrita a 02 (dois) projetos por cadastro, o qual está vinculado ao CPF do autor responsável.

Qual é o contato para o caso de outras dúvidas ou problemas na inscrição?
Para mais informações, encaminhar e-mail para contatopremiodesign@mcb.org.br.

COMO É A INSCRIÇÃO?
Concurso do Cartaz | Categoria Produtos | Categoria Trabalhos Escritos

Como faço a inscrição para o 35º Prêmio Design MCB?
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.mcb.org.br, de 06 de julho a 24 de agosto. Será necessário efetuar um cadastro para ter acesso ao sistema de inscrição, que estará vinculado ao CPF do autor responsável. Serão solicitadas as seguintes informações: CPF, e-mail para cadastro, nome completo, data de nascimento, RG, nacionalidade, endereço completo, telefones, profissão, dados da empresa e/ou instituição de ensino (caso haja). Com a finalização do seu cadastro, será enviado um e-mail de confirmação. Após essa etapa, você terá acesso ao painel do site “Inscrições do Prêmio Design MCB”, onde é possível realizar inscrições, verificar seus dados, acompanhar o calendário e acessar o regulamento (disponível também no site MCB). Esse cadastro servirá para as próximas edições do concurso.

Posso fazer inscrição ou reaver a senha a partir de um cadastro feito em anos anteriores?
Os cadastros realizados a partir de 2017 podem ser acessados e atualizados. Caso tenha participado de edições anteriores a 2017 será necessário efetuar novo cadastro.

Fiz o cadastro. Como realizo a inscrição do meu trabalho?
Para realizar a primeira inscrição no concurso você deve clicar no banner “Inscreva-se” ou em “Inscrições” no menu superior. A primeira etapa será de confirmação dos dados de cadastro. Tal medida visa garantir que a organização tenha sempre informações atualizadas para contato e só irá ser solicitado na primeira inscrição. Após essa confirmação de dados, o sistema exibirá uma página para preenchimento de dados relativos ao trabalho que você deseja inscrever. Caso ainda não tenha todos os dados de projeto, você poderá retornar à página de inscrições e finalizá-la posteriormente. Todas as inscrições realizadas ficam disponíveis na página “Inscrições”.

Posso inscrever mais de um trabalho?
Os participantes das categorias Produto e Trabalhos Escritos podem inscrever qualquer quantidade de projetos, em uma ou mais categorias. As inscrições da categoria Cartaz ficará restrita a 02 (dois) projetos por cadastro, o qual está vinculado ao CPF do autor responsável.

COMO SE APRESENTA O PROJETO?
Concurso do Cartaz | Categoria Produtos | Categoria Trabalhos Escritos

Meu projeto tem mais de um autor. Onde insiro os outros nomes?
Na etapa de inscrição, é possível incluir até 15 autores por projeto. Destacamos que todos os autores terão a mesma importância, não havendo destaque para um só nome. Além dos autores, na etapa de inscrição também é possível inserir dados do escritório (caso haja algum vínculo) e do fabricante do projeto, no caso de Produtos, e o crédito da imagem utilizada, tais como fotógrafos ou ilustradores, no caso do Concurso do Cartaz.

O que é o campo “crédito da imagem” que consta nas telas de envio de imagens?
Neste campo, você deve inserir o nome do autor da imagem, por exemplo, o nome do fotógrafo. É importante que não sejam incluídos dados de autoria nas imagens.

Qual o tamanho das imagens a serem enviadas via sistema?
As imagens devem ter tamanho máximo de 2Mb.

Concurso do Cartaz

Como será a entrega do cartaz para o Concurso do Cartaz neste ano?
O processo de avaliação será feito pela comissão julgadora de forma digital. Os autores deverão submeter a arte em formato estático (JPG) no próprio sistema de inscrição. Para esta edição, a inscrição de cartazes ficará restrita a 02 (dois) projetos por cadastro, o qual está vinculado ao CPF do autor responsável.

Posso inscrever cartazes com artes dinâmicas?
O participante também poderá incluir uma 2ª imagem do cartaz em formato GIF, para demonstrar o cartaz em movimento, caso haja. Poderá também realizar o upload de um arquivo em formato PDF ou GIF para demonstrar o processo de criação do cartaz. A avaliação será feita através dos arquivos digitais enviados no formulário de inscrição.

Qual deverá ser o formato do cartaz para o Concurso?
As artes devem ser encaminhadas em formato proporcional à dimensão em que poderá ser impresso (46 x 64 cm) posteriormente pelo MCB. O arquivo principal (foto 1) deve ser estático, extensão em JPG e com no máximo 2MB. Devem ser possíveis de reprodução pelo MCB em papel e escala CMYK, pois o cartaz vencedor poderá ser impresso pelo Museu da Casa Brasileira para divulgar o resultado final do 35º Prêmio Design MCB, a exposição de projetos selecionados e demais ações. Assim, é importante que os participantes encaminhem propostas que utilizem o papel como suporte, além de sua versão para o ambiente virtual entregue para avaliação.

Existe um tema ou recomendações para nortear a produção do cartaz?
Sim. De acordo com o regulamento, o cartaz que dará origem à identidade visual da 35ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira deve apresentar um conceito visual dinâmico e refletir, com criatividade, a identidade do design brasileiro e considerar que, nesta edição, o tema é “Projeto, processo e percurso”.

Inserir o credito da imagem é obrigatório?
Caso sejam utilizadas imagens/ilustrações/obras pertencentes a terceiros, o campo ‘crédito da imagem’ deve ser preenchido informando a autoria.

Quais informações devem ser inseridas no campo “descrição técnica”?
Neste campo, devem ser inseridas apenas informações técnicas relativas à produção do cartaz: tipografias utilizadas, gramatura e tipo de papel, tipo de impressão, acabamentos especiais entre outras informações pertinentes.

Categoria Produtos

O desenho de projeto exigido para as categorias de produto precisa ter alto nível de detalhamento?
Não. Este material será utilizado pela comissão julgadora para esclarecer eventuais dúvidas a respeito da peça. O arquivo enviado deve estar em formato PDF e não há restrição quanto ao número de páginas. É sugerido ao participante que seja indicada a escala utilizada e que não sejam saturadas de cotas. Importante: Os desenhos de projeto / desenho técnico não podem apresentar qualquer informação que possa identificar o autor ou produtor do projeto.

Quais informações sobre a peça serão solicitadas no formulário de inscrição?
No caso das categorias de produto, você encontrará os seguintes campos durante a etapa de inscrição:
• Modalidade de inscrição (inscrição ou inscrição estudante);
• Categoria;
• Nome do produto;
• Vínculos com terceiros (escritórios, empresas produtoras, intuições de ensino);
• Nome de autores;
• Memorial: explique de forma objetiva, enumerando conforme os tópicos:
1- o que é a sua peça, quais as suas funções;
2 – o que motivou a criação deste produto;
3 – qual é o público alvo;
4 – quais os diferenciais do projeto;
• Outros fatos interessantes e curiosidades sobre sua peça;
• Descrição técnica: cite de forma objetiva, enumerando conforme os tópicos abaixo:
1 – como é o processo de fabricação e quais os materiais empregados;
2 – o que você ainda considera importante aprimorar em sua peça;
3 – informe a potência e voltagem da peça (apenas para a categoria de iluminação);
• Tamanho/dimensões e peso da peça;
• Data de criação;
• Valor de mercado da peça (R$);
• 05 imagens da peça (tamanho máximo 2Mb) além do desenho de projeto (PDF);
• Também será necessário informar se o trabalho já concorreu ao Prêmio Design MCB anteriormente.

Lembre-se: As imagens e desenhos de projeto / desenho técnico não podem apresentar qualquer informação que possa identificar o autor ou produtor do projeto.

Quais as recomendações para o envio de imagens e desenho de projeto/desenho técnico?

Recomendações para o envio de imagens: [categorias Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis, Eletroeletrônicos, Construção, Transporte]:

• mostrar o produto inteiro em uma das imagens
• mostrar uma imagem com escala humana ou no contexto de uso
• imagens com detalhes da peça quando necessário
• formato de arquivo: jpg (preferencialmente horizontal)
• o arquivo não pode ter tamanho superior a 2 Mb
• as imagens não podem apresentar qualquer informação que possa identificar o participante.

Recomendações para o envio do desenho de projeto/desenho técnico: [categorias Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis, Eletroeletrônicos, Construção, Transporte]:

• não saturar de cotas e indicar a escala utilizada
• caso possível, incluir uma perspectiva explodida
• o desenho deve estar em formato PDF. O tamanho do arquivo não deve ser superior a 10 Mb
• não há limite de páginas para o PDF com o desenho de projeto/desenho técnico
• o arquivo não pode apresentar qualquer informação que possa identificar o autor ou produtor do projeto

Importante:
Para a análise e aprovação dos projetos, poderão ser solicitadas pela comissão julgadora e equipe técnica informações complementares, tais como vídeos, imagens adicionais ou outros, os quais poderão compreender eventuais detalhamentos de fabricação e/ou produção. A organização do concurso entrará em contato com o participante pelo e-mail cadastrado no sistema de inscrição.

Categoria Trabalhos Escritos

Quais informações sobre o trabalho escrito serão solicitadas no formulário de inscrição?
No caso da categoria/modalidade “Trabalhos escritos”, você encontrará os seguintes campos durante a etapa de inscrição:

• Modalidade de inscrição (inscrição ou inscrição estudante);
• Categoria (trabalhos escritos);
• Modalidade (publicado ou não publicado);
• Nome do trabalho;
• Dados da Editora (caso tenha sido publicado);
• Instituição e orientador (em caso de dissertação ou tese);
• Descritivo: breve resumo do seu trabalho;
• Palavras-chave;
• ISBN (em caso de trabalho escrito publicado);
• Ano de publicação;
• 01 imagem da capa e possibilidade de inclusão de outras imagens da publicação impressa;
• Dimensões e número de páginas;
• Também será necessário informar se o trabalho já concorreu ao Prêmio Design MCB anteriormente.

No caso da categoria/modalidade “Trabalhos escritos publicados”, é mesmo necessário o envio de quatro exemplares da obra inscrita?
Sim. São necessários quatro exemplares pois o trabalho é avaliado por três membros da comissão julgadora e um exemplar é incorporado ao Centro de Documentação e Pesquisa do MCB. As publicações não serão devolvidas ao final do concurso. Os livros devem ser entregues na recepção administrativa do MCB, aos cuidados da equipe do Prêmio Design, situada na Avenida Brigadeiro Faria Lima 2705, Jardim Paulistano – São Paulo – SP, CEP 01451-000, entre os dias 06 de julho e 26 de agosto de 2022, de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre 10h e 18h (exceto feriados) e, preferencialmente, mediante prévio agendamento por e-mail.

Como envio meu trabalho para avaliação da categoria/modalidade de “Trabalhos escritos não publicados”?
No caso de inscrições na modalidade Trabalhos Escritos não publicados, é solicitado o envio da publicação completa em PDF ou link para download por e-mail para contatopremiodesign@mcb.org.br. O trabalho deve ser enviado entre os dias 06 de julho e 26 de agosto de 2022, podendo ser um link para download ou anexado ao e-mail.

Até que dia e horário o MCB receberá os trabalhos escritos no último dia de entrega?
Os trabalhos escritos devem estar no MCB até as 18h do dia 26 de agosto, recomendamos o agendamento prévio da entrega por e-mail para que possamos evitar aglomerações. Após esta data/horário, as entregas não serão recebidas. Caso envie seu trabalho por correio, transportadora ou quaisquer outros tipos de empresa, acompanhe o processo para que a entrega ocorra no prazo estipulado.

COMO É A AVALIAÇÃO?
Concurso do Cartaz | Categoria Produtos | Categoria Trabalhos Escritos

Quais são os critérios de avaliação do Concurso do Cartaz?
Os cartazes encaminhados ao concurso serão analisados a partir de critérios como: conceito; clareza de comunicação; impacto visual; originalidade e viabilidade técnica.

Quais critérios serão observados pelas comissões julgadoras do 35º Prêmio Design MCB nas categorias Produtos e Trabalhos Escritos?

Os inscritos nas categorias de produtos serão analisados a partir do conteúdo textual, das imagens e dos desenhos de projeto fornecidos, sob critérios como:
• Originalidade – avalia o ineditismo das soluções apresentadas;
• Concepção formal – diz respeito aos aspectos estético formais, ou seja, proporção, cor, texturas, acabamentos superficiais, relação com o ambiente de uso, bem como adequação do produto às percepções do seu público-alvo;
• Inovação tecnológica – incorporação ao produto de novas tecnologias e/ou novas soluções na utilização de materiais e processos produtivos;
• Adequação ao mercado e público-alvo – avalia se a proposta de design está adequada ao mercado e ao público-alvo a que se destina, de forma a atender aspectos culturais, sociais e emocionais, aliados a fatores como valor e preço;
• Viabilidade industrial – considera custo, logística, matéria-prima e processos de fabricação para a produção em pequena, média ou grande escala;
• Qualidade e segurança – diz respeito à relação entre o produto e o usuário final, aos aspectos ergonômicos e antropométricos, ao uso da matéria-prima adequada e à vida útil do produto;
• Sustentabilidade e impacto social – considera os aspectos de proteção ambiental e uso racional dos recursos na cadeia produtiva, bem como os reflexos na sociedade;
• Universalidade – considera os aspectos de acessibilidade, desenho universal, inclusão social e etária.

Para a categoria “Trabalhos escritos” em suas respectivas modalidades, os trabalhos serão avaliados a partir de critérios como: originalidade, redação, objetividade, e a contribuição e impacto do trabalho para o ensino, a pesquisa e a prática do design. Para os trabalhos escritos publicados serão avaliados também os projetos gráficos.

MEU PROJETO PODE CONCORRER?
Concurso do Cartaz | Categoria Produtos | Categoria Trabalhos Escritos

Tenho um projeto finalizado, porém ainda não está sendo comercializado, posso inscrever no 35º Prêmio design MCB?
Sim, os projetos inscritos nas categorias de produtos devem estar finalizados ou em produção entre 2017 e 2022. Nesta edição não haverá mais modalidades de protótipos.

Existe restrição quanto a data de publicação e tema dos trabalhos escritos?
Sim, os trabalhos escritos publicados e não publicados devem ter sido publicados/defendidos entre 2019 e 2022. Podem participar trabalhos cujo tema central esteja ligado ao campo do design.

No caso do meu cartaz possuir imagens de terceiros, é preciso entregar um documento que comprove os direitos sobre a imagem?
Sim. Conforme item 13.1 do regulamento do concurso, cartazes que utilizarem, total ou parcialmente, imagens cujos direitos autorais pertençam a terceiros (como fotografias, desenhos, etc.), devem ter autorização de uso de imagem assinada pelos detentores dos direitos autorais patrimoniais das imagens, a qual deverá autorizar, também, o desenvolvimento de peças gráficas pelo Museu da Casa Brasileira, de acordo com o Cartaz e as imagens nele contidas, para qualquer finalidade, a critério exclusivo do MCB. É de responsabilidade do participante coletar e entregar as devidas autorizações junto ao cartaz, isentando o Museu da Casa Brasileira e a Fundação Padre Anchieta de qualquer reclamação nesse sentido.

E A PREMIAÇÃO?
Concurso do Cartaz | Categoria Produtos | Categoria Trabalhos Escritos

Haverá premiação em dinheiro aos primeiros lugares?
No 35º Prêmio Design MCB, não haverá premiação em valores monetários para premiados das categorias de Produtos e Trabalhos Escritos. O autor do cartaz vencedor receberá, a título de prêmio, o valor bruto de R$ 3.000,00 (três mil reais). O prêmio será depositado em conta-poupança indicada pelo responsável pela inscrição.

Como será realizada a exposição dos premiados?
A abertura da exposição do 35º Prêmio Design MCB ocorrerá no dia 17 de dezembro de 2022. A exposição estará em cartaz até 26 de fevereiro de 2023, nos dias e horários de funcionamento do MCB. O período da exposição poderá sofrer alteração a critério da instituição.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content