DIM – Design Inova Moda: modelo de processo de design com ênfase na inovatividade para o setor do vestuário

 

Edição: 33º Prêmio Design (2019)
Categoria:
Trabalhos escritos não publicados
2º LugarInscrição: 2019-2-00173
Design/Autor: Andréia Mesacasa
Orientadora:
Virginia Kistmann
Cidade/Estado:
  Erechim, RS
Instituição de ensino: UFPR

Texto da coordenadora: Nesta tese de doutorado, a autora estabelece a relação entre o Design de Moda, os Processos de Design e a Inovatividade, integrando este trinômio sob o ponto de vista da Gestão de Design. Compreendendo inovatividade como o conjunto das dimensões liderança, estratégia, cultura, estrutura organizacional, infraestrutura tecnológica, pessoas, processos, relacionamentos, aprendizagem e mensuração; e sob este aspecto, a novidade reside na estruturação de um modelo de Processo de Design de Produto voltado para o setor do vestuário. O estudo mapeia a cadeia têxtil da indústria brasileira, discute a possibilidade para o caminho de inovação e competitividade a partir da Design Science Research com a metodologia DIM – Design Inova Moda. Para tanto, organiza a sua proposta investigativa em cinco fases: planejar, investigar, analisar, projetar e testar. A pesquisa corrobora que para inovar e se diferenciar no mercado é necessário um processo sistêmico que identifique as oportunidades e as transforme em produtos inovadores gerando valor para a organização.

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