30º prêmio design mcb | conheça a comissão julgadora do concurso do cartaz – 30º prêmio design mcb

RICO LINS – COORDENADOR DA COMISSÃO
Formado pela ESDI, Rio, em 1979 e com Master pelo Royal College of Art de Londres, Rico Lins é membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle, com longa carreira internacional onde combina atividades profissionais e didáticas. Designer, diretor de arte, ilustrador, educador e curador, atuou nas últimas tres décadas entre Paris, Londres, Nova Iorque, Rio de Janeiro e São Paulo para CBS Records, NY Times, Newsweek, Time, MTV, TV Globo, Grupo Abril, Natura, SESC, Museu da Língua Portuguesa, além de inúmeras editoras. Como educador, ministra oficinas de criação e palestras no Brasil e no Exterior, foi professor da NY School of Visual Arts e coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design SP. Publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebeu entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers. Foi um dos organizadores da conferência AGI Open no Auditório Ibirapuera em São Paulo, no ano de 2014.

CARLA CAFFÉ
Carla Caffé
é arquiteta, desenhista e se dedica ao teatro e cinema. Autora dos livros “Av. Paulista” (Cosac Naify e Sesc edições, 2009) e “São Paulo na linha” (DBA, 2000), desde 2010 ela é professora de desenho na faculdade de arquitetura e urbanismo da Escola da Cidade e nas oficinas de criatividade do Sesc Pompéia. No cinema, fez direção de arte em “Central do Brasil”, “Bossa Nova” e “Narradores de Javé” e, no teatro, trabalhou com Antunes Filho, a Companhia de Ópera Seca e Teatro Oficina.  Além disso, Carla já editou coluna semanal no jornal Folha de São Paulo e expôs na 4ª Bienal Internacional de Arquitetura e na Pinacoteca, ambas em São Paulo.

CARLA CASTILHO
Formada em Jornalismo pela PUC-SP,  Carla Castilho foi coordenadora e assistente de arte do estúdio do artista gráfico João Baptista da Costa Aguiar entre 1990 e 1993, onde participou de projetos na área da cultura, educação e transportes durante a gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo. Em seguida, foi editora de arte adjunta na Folha de S. Paulo (1994 a 1996) e editora de arte da Revista Criativa entre 1998 e 2002, quando começou a trabalhar em seu próprio estúdio desenvolvendo projetos para editoras como Publifolha, Edições SM, Companhia das Letras e Nova Fronteira. Em sociedade com a designer gráfica Lia Assumpção, abriu o Janela Estúdio em 2006, onde hoje desenvolve projetos editoriais, de identidade visual e sinalização.

CHICO HOMEM DE MELO
Chico Homem de Melo
é designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Sócio da Homem de Melo & Troia Design, um escritório com atuação voltada às áreas da educação e da cultura, é também autor de livros e artigos sobre design gráfico brasileiro.

ELIANE STEPHAN
Formada em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela PUC-RJ, Eliane Stephan iniciou a carreira de designer no escritório PVDI (Programação Visual e Desenho Industrial ), de Aloísio Magalhães. Ela também trabalhou no coletivo de artistas gráficos Grapus, com Pierre Bernard, em Paris, e foi editora-chefe para arte e fotografia na secretaria de redação do jornal Folha de São Paulo. Na editora Abril, Eliane foi diretora de arte da revista Elle e, em seguida, como diretora editorial, foi responsável pela qualidade, desenvolvimento e seleção de design e fotografia das revistas da empresa. Atualmente, desenvolve projeto e consultoria em design e edição para clientes no Rio de Janeiro e São Paulo.

MARIANA BERND
Mestra na área de Design e Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU | USP), Mariana Bernd é formada em Desenho Industrial – Programação Visual, pela Universidade Mackenzie. Desde 1999, trabalha como designer gráfica em estúdio próprio atendendo clientes como as editoras Cobogó, Biblioteca Azul, Três Estrelas, Trip, Edições SESC, entre outros. De 2005 a 2012, lecionou História do Design Gráfico e Design Editorial para a turma de Publicidade e Marketing na Faculdade de Campinas (FACAMP). No ano seguinte, desenvolveu e implementou o curso de Introdução ao Design Gráfico no Instituto Acaia para alunos do ensino médio, onde lecionou design gráfico até o final de 2014.

MONIQUE SCHENKELS
Formada em Desenho Industrial, Monique Schenkels iniciou sua carreira trabalhando em agência de publicidade. Em 1987 mudou-se para Amsterdam onde se formou em design gráfico pela Gerrit Rietveld Academie. Após 10 anos, retornou a São Paulo para criação de um catálogo para a marca Zoomp, em parceria com Rico Lins. Em seguida assumiu a editoria de arte da então recém lançada revista Bravo!, onde ficou por mais de 40 edições e, na seqüência, foi diretora de arte em revistas como MTV, TPM e Rolling Stone. Em estúdio próprio, Monique atendeu clientes como o Senac São Paulo e a Unilever América Latina, criando revistas, livros, convites, relatórios e outros materiais impressos. Em parceria com outros profissionais da área, cuidou da programação visual e impressos da coleção permanente Arte no Brasil: uma história da Pinacoteca de SP, e de exposições para o MAM e a Estação Pinacoteca. Atualmente, trabalha para Editoras fazendo projeto gráfico de livros e sites.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h