Cerimônia de entrega do 28º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira acontece na quinta-feira

O resultado do 28º Prêmio Design MCB será conhecido no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 19h30. A cerimônia acontece no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e marca a abertura da exposição com o melhor desta edição. O Prêmio, realizado pelo museu desde 1986, é o mais reconhecido do país na área, e traça a cada ano um panorama da produção do design nacional contemporâneo.

Os 33 premiados e 31 finalistas eleitos entre os 746 inscritos serão conhecidos durante o evento, que tem entrada gratuita. Para realizar esta seleção foram reunidas duas comissões julgadoras independentes, coordenadas por João Bezerra de Menezes, para as categorias de produto, e Marcos da Costa Braga, à frente do júri de trabalhos teóricos. O júri foi composto por 52 profissionais de formações diversas, ligados ao design e à arquitetura, pertencentes à indústria, universidades e escritórios de projeto, que tiveram como desafio eleger os destaques desta edição.

Como resultado, a mostra 28º Prêmio Design MCB ressalta a diversidade em produtos que priorizam o usuário, são criativos, sofisticados, valorizam grande rigor formal. Nesta edição, a fim de aprimorar o julgamento, a análise das categorias de Mobiliário e Utensílios, antes realizadas em conjunto por cinco componentes, foi desvinculada, ficando a cargo de duas comissões distintas, com três integrantes, específicas para cada uma das categorias.

Com relação aos trabalhos escritos, o júri destacou o aumento geral no número de inscritos em comparação ao ano passado – reflexo do crescimento da pesquisa na área. Hoje, o Brasil conta com 18 programas de pós-graduação strictu sensu em design, oito deles com doutorado. “Na escolha dos premiados, nos pautamos principalmente pela qualidade estrutural dos textos e pelo grau de ineditismo ou contribuição ao tema proposto”, conta Marcos da Costa Braga. “Questões polêmicas relativas às delimitações de campos, políticas institucionais e revisões históricas também demarcam contribuições específicas dos textos premiados.”

Os produtos e textos vencedores e os finalistas de cada categoria ficarão expostos no MCB entre os dias 27 de novembro e 25 de janeiro de 2015. Além destes, o cartaz premiado e os sete finalistas do Concurso do Cartaz também estarão na mostra do 28º Prêmio Design.

No dia 28 às 19h, acontece o 2º Encontro com o júri, ação incorporada ao calendário do Prêmio em 2013 que oferece ao público a oportunidade de conhecer o ponto de vista dos jurados sobre os trabalhos eleitos e o design brasileiro nesta edição. Para conduzir o público por uma visita exclusiva à exposição, estarão reunidos João Bezerra de Menezes, coordenador do júri de produtos, e integrantes da comissão julgadora das categorias avaliadas: Artur Mausbach, Cristiane Aun, Fernando Bottene, José Renato Kehl, José Roberto Calejo, Marco Túlio Boschi, Mônica Moura, Robinson Salata, Sergio Casa Nova e Vitor Penha. A entrada é gratuita e dispensa convite.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content