RODA DE CONVERSA COM JURADOS DO CONCURSO DO CARTAZ | 35º PRÊMIO DESIGN

O bate-papo presencial contará com a participação do coordenador do júri da categoria Cartaz, Leopoldo Leal, e os jurados Gabriela Castro, Giovanna Cianelli, Nasha Gil, Vinicius Theodoro e Pedro Mattos

No dia 30 de junho, quinta-feira, às 19h30, o Museu da Casa Brasileira promove uma Roda de Conversa presencial com o júri do Concurso do Cartaz do 35º Prêmio Design MCB.

A conversa tem como principal missão apresentar o tema,“Projeto, processo e percurso”, que visa subsidiar os participantes para a concepção de seus cartazes. A temática provoca os participantes a refletirem sobre o próprio processo de produção e como as diversas escolhas de projeto – intuitivas ou racionais – levam a resultados distintos. A conversa com os jurados ilustrará também como o percurso de vida, formação, referências e experiência prática estão refletidas na produção de cada designer.

Durante o evento, o coordenador do júri da categoria Cartaz, Leopoldo Leal, e os jurados Gabriela Castro, Giovanna Cianelli, Nasha Gil, Vinicius Theodoro e Pedro Mattos falarão sobre suas experiências com o campo do design, formação e processos, assim como explicarão o tema da edição, regras de inscrição, entre outros.

A equipe de jurados do Concurso do Cartaz também é composta por membros de outros estados, tais como Clara Moreira (Recife/PE), Filipe Cartaxo (Salvador/BA) e Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro/RJ).

Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira (MCB). A premiação, mais tradicional do segmento no país, tem como objetivo reconhecer a excelência no design brasileiro e, desta forma, incentivar seu fortalecimento e disseminação. As inscrições da 35ª edição se iniciam em 6 de julho e se estendem até 24 de agosto. Para participar, é cobrada uma taxa de R$100,00 (cem reais), destinada à cobertura de custos de operacionalização do concurso. Haverá desconto de 50% para estudantes e o regulamento será divulgado em breve no site do MCB.

Sobre os jurados
Leopoldo Leal (São Paulo/SP). É coordenador do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB, do estúdio na Pharus Design e professor na pós-graduação do Senac. Seu livroProcesso de criação em design gráfico: Pandemonium é fruto de sua tese de doutorado, a qual foi premiada em 1º lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira, Type Directors Club, Brasil Design Award, Latin American Design Awards e finalista no prêmio Jabuti 2021.

Clara Moreira (Recife/PE). É membro do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB, artista visual e desenhista. Fez mais de 70 desenhos para cartazes de filmes e festivais de cinema. Em 2019, foram realizadas duas exposições retrospectivas de seu trabalho artístico com cartazes de cinema: no Festival de Cinema de Santa Maria da Feira (Portugal) e no Palácio das Artes em Belo Horizonte (Brasil).

Filipe Cartaxo (Salvador/BA). É membro do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB e designer. Atua na concepção e direção artística do projeto musical BaianaSystem. Desenvolveu projetos para outros artistas como Letieres Leite & Orkestra Rumpillezz, Los Hermanos, Pitty, Lazzo, Opanijé, OQuadro, entre outros. Participou do Festival Multilplicidade 2019, dirigiu e roteirizou os clipes Playsom, Invisível, Capim Guiné, Cabeça de Papel e Nauliza, Participou da Residência Artística da Redbull (PULSØ 2016).

Gabriela Castro (São Paulo/SP). É membro do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB e designer. Trabalhou na editora Cosac Naify. É sócia do estúdio Bloco Gráfico, que teve trabalhos premiados nas Bienais Brasileiras de Design Gráfico da ADG e selecionados pelo American Institute of Graphic Arts (AIGA); ganhou o prêmio Aloisio Magalhães de melhor projeto gráfico da Fundação Biblioteca Nacional (2011, 2017 e 2018); III Prêmio Latinoamericano al Diseño Editorial (2018). Em 2019, o estúdio recebeu o prêmio “Best in Show” do Type Directors Club de Nova York.

Giovanna Cianelli (Rio de Janeiro/RJ). É membro do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB, designer e artista multimídia. Já colaborou com clientes como Anitta, Duda Beat, Marina Sena, Apple, Instagram, Netflix, Vans, Folha de São Paulo, Antofágica, Todavia, entre outros. Ganhou ouro na categoria editorial no Latin American Design Awards em 2019 e bronze em 2020. Ganhadora do prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Editorial.

Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro/RJ). É membro do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB e artista visual. Em 2020, foi eleito artista do ano pelo Deutsche Bank e um dos 35 artistas na Artsy Vanguard. Sua obra integra o acervo de coleções como Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte de São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio, Musée d’Art Contemporain de Lyon, Perez Art Museum Miami e Guggenheim Abu Dhabi.

Nasha Gil (São Paulo/SP). É membro do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB, arquiteta e designer gráfico. Diretora executiva e criativa da Vicente Gil Design, participou, ao lado de Vicente Gil, desde 1994 a 2013, de todas as Bienais de Design Gráfico ADG com 80 trabalhos selecionados. Responsavel pela criação da Identidade Visual das exposições Ai WeiWei, David Bowie, Stanley Kubrick no MIS. Foi contemplada com Prêmio Jaboti 2015/Prêmio Latinoamericano al Diseño 2019 (Editorial) /Brasil Design Award 2019 ABEDESIGN (Editorial) entre outros.

Pedro Mattos (São Paulo/SP). É membro do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB, co-fundador e diretor de design do Rebu, artista gráfico e professor. Ganhou prêmios como Type Directors Club NY, Golden Bee, Trnava Poster Triennial, Cartaz Museu da Casa Brasileira, entre outros. Além do trabalho autoral de cartazes, foi responsável pelo desenvolvimento de marcas como Dengo, Bacio di Latte, Trela, Cuia, Trilha, Inter, entre outras.

Vinicius Theodoro (São Paulo/SP). É membro do júri do Concurso do Cartaz da 35ª edição do Prêmio Design MCB e designer gráfico. Trabalhou em projetos integrados para marcas globais, como Nike, Budweiser, Coca-Cola, C&A e Netflix. Suas experiências incluem passagens na Tátil Design como designer gráfico, BETC Havas como designer sênior, e colaborações para Companhia das Letras, PORTO ROCHA e Mesa Company. Atualmente, trabalha na Wieden+Kennedy São Paulo como diretor de design e é também sócio e fundador da Dialeto, estúdio criativo focado em ilustração.

SERVIÇO:
Roda de conversa com júri do Concurso do Cartaz | 35º Prêmio Design MCB
Dia 30 de junho, quinta-feira, às 19h30
Local: terraço do Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.
Entrada gratuita.

Inscrições Concurso do Cartaz | 35º Prêmio Design MCB
De 06 de julho a 24 de agosto de 2022
Resultado: 04 de outubro
Participação gratuita

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin
 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content