29º Prêmio Design MCB: inscrições para as categorias de produto e trabalhos escritos de 10 de julho a 12 de agosto

Estão abertas as inscrições para o 29º Prêmio Design MCB, mais tradicional concurso do segmento no país, realizado desde 1986. Com categorias que abrangem o design de produto e a produção escrita na área de design, a premiação desafia profissionais, estudantes, estúdios e empresas de todo o Brasil.

Os interessados terão até 12 de agosto para acessar o regulamento e se inscrever pelo site, realizando o pagamento da taxa no valor de R$ 70,00 (setenta reais). Os trabalhos serão analisados por duas comissões julgadoras independentes: trabalhos escritos e produtos. Premiados e finalistas serão apresentados na mostra “29º Prêmio Design MCB”, que estará em exposição a partir de 26 de novembro, quando haverá uma cerimônia especial, aberta ao público, para homenagear os participantes.

Na categoria Produtos serão aceitos trabalhos (protótipos ou em produção) nas áreas de construção, transporte, eletroeletrônicos, iluminação, mobiliário, têxteis e utensílios. Sob a coordenação de Artur Grisanti Mausbach, os produtos serão avaliados em duas etapas: o resultado da 1ª fase será divulgado em 26 de agosto e o parecer final do júri, com os premiados e finalistas desta edição, até 26 de novembro.

Na categoria Trabalhos Escritos serão aceitos, apenas, trabalhos ligados ao campo do design, que serão avaliados em fase única pela comissão julgadora coordenada por Priscila Lena Farias. Na modalidade trabalhos escritos publicados serão aceitos livros já publicados por editoras ou pela imprensa brasileira. A modalidade trabalhos escritos não publicados está reservada a trabalhos de pós-graduação (monografias, dissertações e teses) ainda não publicados. Pelo segundo ano consecutivo, fruto da parceria com o SENAC-SP, os premiados com menção honrosa, 2º lugar ou 1º lugar, terão suas obras avaliadas pelo comitê editorial do Senac, que fornecerá um parecer, elaborado por sua equipe técnica, sobre a capacidade de publicação dos trabalhos, apontando sugestões e orientações. Os trabalhos escritos (3 exemplares) devem ser entregues no MCB até 12 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Em cada nova edição, a premiação, uma das ações mais tradicionais no incentivo ao reconhecimento do design como valor cultural agregado ao produto brasileiro, traz uma perspectiva da produção contemporânea nacional, ao mesmo tempo em que ressalta os produtos que melhor respondem aos desafios enfrentados pelo design a cada ano no país. Para a diretora geral do Museu da Casa Brasileira, Miriam Lerner, “a renovação em protótiopos e produtos apresentada pelo Prêmio Design a cada nova edição e as discussões sucitadas pelos trabalhos escritos premiados e finalistas, fortalecem o design nacional e servem como selo de qualidade para estudantes, profissionais e empresas.”

Associados da ABEDESIGN e expositores da Paralela Gift terão desconto de 10% na taxa de inscrição. Para obter o benefício, deverão realizar a inscrição e encaminhar e-mail para 29premiodesign@mcb.org.br até 9 de agosto, informando o número de inscrição e nome da associação. Em até um dia útil será enviado um e-mail com orientações para o pagamento da taxa com o desconto, via site PagSeguro.

O 29º Prêmio Design MCB tem o apoio de ABEDESIGN, ADP, Arc Design, Bamboo, Paralela Gift e Senac SP.

Sobre Artur Grisanti Mausbach
Artur Grisanti Mausbach, PhD (RCA) é um arquiteto graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) atuante em design e arquitetura, educação e pesquisa.Trabalha como educador desde 1999, ensinado design e arquitetura em diversas instituições, dentre essas, a FAU USP, IED SP e a Universidade Anhembi Morumbi, onde também é coordenador dos cursos de Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo. Todas as suas pesquisas e programas de ensino refletem sua crença na incorporação do valor ambiental no design e na arquitetura.

Sobre Priscila Lena Farias
Priscila Lena Farias é designer gráfica formada pela FAAP, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, e professora da FAU USP, onde coordena o LabVisual – Laboratório de Pesquisa em Design Visual. É editora do periódico científico InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação, e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior, tais como The Design Journal, Design and Culture, Information Design Journal e Journal of Communication Design. É autora do livro Tipografia Digital: o impacto das novas tecnologias (2ab), e de diversos artigos sobre tipografia, design e semiótica. É uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher), tradutora de obras sobre design gráfico (para Bookman, Gustavo Gili e Estereográfica), e organizadora de diversas coletâneas, como Advanced issues on cognitive science and semiotics (Shaker Verlag), e Design frontiers (Mexico, DF: Designio).

Inscrições: 10 de julho a 12 de agosto
Pagamento: até 12 de agosto

Calendário 2015

Premiação: 26/11
Exposição: a partir de 26/11
Encontro com o júri: 27/11
Encontro com os premiados: 28/11

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content