28º Prêmio Design MCB divulga aprovados na primeira fase

Os trabalhos selecionados para a segunda fase elimatória do 28º Prêmio Design MCB nas categorias de produtos e protótipos já estão disponíveis no site www.mcb.org.br/pd. A premiação, promovida pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é a mais tradicional e reconhecida do país na área.

Entre 21 de julho e 21 de agosto, o Prêmio Design MCB recebeu inscrições em oito categorias: Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Utensílios, Têxteis, Transporte e Trabalhos escritos, além de suas modalidades protótipo, reservadas a projetos que ainda não estejam em produção. Foram 746 inscritos, sob a análise de duas comissões independentes (veja a lista dos jurados abaixo): de Produto, com coordenação de João Bezerra de Menezes; e de Teóricos, com Marcos da Costa Braga.

Mais de 100 peças foram selecionadas para a segunda fase e deverão ser entregues no MCB até 29 de setembro às 18h. “Buscamos entre os produtos e protótipos inscritos aqueles que possam, de fato, trazer contribuições para a experiência do usuário, para além da estética, e que também levem em conta questões atuais, como a sustentabilidade”, explica João Bezerra de Menezes. “Aproveitamos ao máximo o tempo de discussão entre os membros do júri, e no final, fomos consistentes nas escolhas.”

Já os trabalhos escritos publicados e não publicados estão em avaliação pelo júri teórico. O resultado final será conhecido em 27 de novembro, quando ocorrerá a cerimônia de premiação em homenagem aos participantes e a abertura da exposição 28º Prêmio Design MCB, que traz os premiados e finalistas de 2014.

O Prêmio Design MCB é uma das ações mais tradicionais no incentivo ao reconhecimento do design como valor cultural agregado ao produto brasileiro. Segundo a diretora geral do Museu da Casa Brasileira, Miriam Lerner, “o Prêmio reflete a trajetória da consolidação da identidade do design brasileiro e desfruta de grande prestígio no segmento, conquistado ao longo de seus 28 anos de existência.”

Cada nova edição traz uma perspectiva da produção contemporânea nacional, ao mesmo tempo em que ressalta os produtos que melhor respondem aos desafios enfrentados pelo design a cada ano no país.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content