Livro Mistura Morena, da chef Morena Leite
A Editora Senac São Paulo, a chef Morena Leite e o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promovem, no dia 12 de novembro às 19h30, o lançamento do livro Mistura Morena – Cozinha Tropical Brasileira. A publicação traz as receitas favoritas de Morena Leite, que representam a miscigenação brasileira por meio de uma diversidade enorme de ingredientes, encontrados do litoral brasileiro à floresta tropical, elaborados a partir de influências dos portugueses, africanos, italianos, franceses, japoneses, árabes, dentre muitos outros.
Além dos seus pratos favoritos, a chef, que comanda desde maio de 2013 o restaurante Santinho no Museu da Casa Brasileira, divide com os leitores suas experiências, os lugares pelos quais passou, os livros que leu, as músicas que escutou e as pessoas que conheceu. Ela, que cresceu entre as panelas de seus pais em Trancoso, na Bahia, berço do Brasil, apaixonou-se pela gastronomia desde menina. Foi criada em um pomar, subindo em árvores frutíferas e no meio de infinitas histórias deste rico solo. No livro Mistura Morena, ela se sentiu livre para retratar o Brasil.
A publicação da Editora Senac São Paulo traz a mistura que espelha esse encontro de culturas, do qual ela mesma é fruto. Mistura Morena conta ainda com um glossário, com fotos e explicações dos ingredientes utilizados pela chef nas receitas presentes no livro, além das delícias separadas por capítulos entre: belisquetes, entradas, pratos e doçuras. Qual o prato perfeito? Para Morena, “tem que ter contraste, cremosidade, crocância, acidez e um toque picante/agridoce”.
Aprenda a fazer moedinha de banana-da-terra com presunto cru, pão de queijo com tapioca e miniacarajé entre as opções de belisquetes; ceviche de lagosta com biri-biri e carpaccio de buri com vinagrete de abacaxi entre as entradas; lombo de bacalhau com rendas de batata-doce, camarão ensopado com tapioca e arroz de coco e rabada desfiada com purê de banana-da-terra entre os pratos; e creme brulée de abóbora com sorvete de coco, suflê de graviola e o famoso brigadeiro de capim-santo entre as doçuras desta deliciosa obra.
Além das receitas, o livro, editado por André Boccato, traz imagens feitas pelo fotógrafo Tuca Reinés e um DVD com o passo a passo dos pratos feitos por Morena Leite.
Sobre Morena Leite
Formada como chefe de cozinha e confeitaria no Le Cordon Bleu, em Paris, Morena Leite mudou-se no ano 2000 para São Paulo, onde comandou o 1º restaurante paulista do grupo Capim Santo. Em 2001, foi convidada a representar o Brasil em um festival de cozinha latino-americana em Chicago. Daí em diante, participou de diversos festivais de cozinha em Portugal, Dubai, Alemanha, Chile, Colômbia, Uruguai e França. Em 2005, lançou o Buffet Capim Santo e, em 2006, inaugurou uma escola de cozinha que virou a base do Instituto Capim Santo, Centro de Capacitação de Jovens em Gastronomia. Em 2010, inaugurou mais um restaurante, o Santinho, no Instituto Tomie Ohtake. Em 2012, apresentou um programa de TV no Canal Glitz, o Tasted, e inaugurou seu terceiro restaurante, outro Santinho, no Museu da Casa Brasileira, e um canal de receitas no Youtube, o Mistura Morena.
Realização: MCB, grupo Capim Santo e SENAC