OFICINAS NA CALÇADA | JUNHO

Foto: Alisson Ricardo – MCB

Em junho, o Museu da Casa Brasileira, por meio do Educativo MCB, promove diversas oficinas na calçada. As ações realizadas são uma forma de ativar este espaço e criar desafios, incentivando os transeuntes a que levantem questões a partir de suas próprias memórias e experiências, relacionando suas vidas ao principal tema do MCB: a casa brasileira, criando, assim, um vínculo inicial com a instituição.

Confira abaixo os dias e horários das atividades:

A Casa Estampada
Dias 04 e 18 de junho de 2019, terças-feiras, das 11h às 12h30
A oficina de serigrafia é ministrada pela artista Mônica Schoenacker. Além de apresentar as noções básicas da técnica, os participantes podem estampar panos de prato e levar o trabalho para casa.

Manual de instruções
Dias 11 e 25 de junho de 2019, terças-feiras, das 11h00 às 12h30
Atividade de ações performáticas instantâneas ministrada por Suiá Burger Ferlauto. A oficina propõe mapear e compilar os modos, reais e imaginários, de uso de objetos da casa e sua interação com o corpo, para compor o Manual de Instruções do travesseiro, da colher, da vassoura, do vaso, da mesa, etc.

A Casa Bordada
Dias 05 e 19 de junho de 2019, quartas-feiras, das 10h30 às 12h00
A partir de imagens de peças do acervo do MCB e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano, a artista educadora Beth Ziani oferece ao público passante noções básicas de bordado e aplicação em tecido. O participante poderá contribuir para a confecção de um grande bordado coletivo ou iniciar um trabalho individual.

As Palavras e as Casas
Dias 12 e 26 de junho de 2019, quartas-feiras, das 10h30 às 12h00
Com um jogo de palavras os passantes fazem relatos afetivos relacionados ao morar com a equipe de artistas-educadores do MCB. Depois de contar histórias, algo novo pode surgir.

Desenho sua Casa
Dias 07 e 21 de junho de 2019, sextas-feiras, das 11h00 às 12h30
A proposta é fazer um desenho da casa do participante a partir de uma descrição afetiva ou de uma fotografia. O original poderá ser levado para casa, e os desenhos serão digitalizados ou fotografados e arquivados no museu.

Não é necessária inscrição prévia para nenhuma das atividades.

Programação sujeita a alteração.

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705
Próximo a estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h