PROGRAMAÇÃO

LANÇAMENTO DO LIVRO ‘A FANTASIA, O DESIGN E A LITERATURA PARA A INFÂNCIA’


Capa do livro A fantasia, o design e a literatura para a infância

 

A Editora Limiar lança, no dia 19 de outubro, das 14h às 18h, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o livro A fantasia, o design e a literatura para a infância, da designer gráfica Michaella Pivetti.

O lançamento integra a programação especial da mostra do designer e artista italiano Bruno Munari, cuja teoria é referência para o livro de Pivetti. A autora convidou o ilustrador Odilon Moraes e a professora do Departamento de Projeto da FAU-USP, Clice de Toledo Mazzilli, para falar sobre o tema em uma roda de conversa que acontece no terraço do Museu.

O desafio de A fantasia, o design e a literatura para a infância é entender a criatividade por trás dos livros, olhar o projeto gráfico e o texto como um conjunto único para, a partir daí, definir quais categorias podem compor uma gramática da fantasia contemporânea da literatura para a infância. A autora trata dos livros ilustrados, que ela denomina “objetos narrativos ou literários”. Neles, o planejamento gráfico é componente ativo do projeto. São, para autora, objetos literários em que se mesclam linguagens e signos e podem ser lidos de variadas maneiras, encantando públicos de todas as idades.

Na obra de Pivetti, o design contribui para a observação de aspectos de originalidade e experimentação em literatura, especialmente aquela para o público infantil. O próprio conceito de fantasia entra em discussão: Munari dizia que fantasia é a faculdade mais livre de todas, complementar à invenção, criatividade e imaginação. Para Pivetti, “a fantasia torna-se a criatividade posta em ação pelo trabalho do autor” e, por isso, é chave de leitura ideal.

Juntando o sentido lógico da ciência ao fantástico da imaginação, como seria uma gramática da fantasia pelos princípios do design? Entre a literatura e o design, Michaella Pivetti compartilha com o leitor o desafio dessa proposta, em que a noção de projeto e de fantasia trabalham de forma crítica e inovadora. Com este livro, Pivetti destaca a importância do design também para a teoria crítica, na ponte entre a criação e experiência de leitura. “O design é parte necessária da análise de um livro, principalmente se for um livro ilustrado”, diz a autora.

O livro A fantasia, o design e a literatura para a infância é destinado, principalmente, a estudiosos e críticos da literatura infantil, autores e ilustradores, designers, educadores, editores e curadores, bibliotecários, estudantes universitários, contadores de histórias e a todos que se interessam por arte e histórias em geral.

 

A autora

Michaella Pivetti é formada em comunicação visual e trabalha com design gráfico. Especializada em projetos editoriais e jornalismo impresso, pesquisa e atua na área de comunicação visual, jornalismo gráfico, produção editorial e literatura para a infância. É mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e doutora em Design e Arquitetura pela FAU-USP com a tese “A Fantasia, o Design e a Literatura para a Infância. Fundamentos para uma Gramática Contemporânea da Fantasia nos Livros Ilustrados”, um estudo interdisciplinar sobre criatividade em design e literatura.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

Serviço:

Lançamento do livro ‘A fantasia, o design e a literatura para a infância’, de Michaella Pivetti
Editora Limiar
Apoio: Istituto Italiano di Cultura
Dia 19 de outubro, sábado, às 14h
Entrada gratuita

 

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – SP
Próximo à estação Faria Lima do Metrô
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h