PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | URBANISMO ECOLÓGICO 2020

Divulgação MCB

Visitação até 17 de janeiro de 2021

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abriu em parceria com a Universidade de Harvard, a exposição ‘Urbanismo Ecológico 2020’ que celebra o lançamento do livro ‘Urbanismo Ecológico na América Latina’ que aconteceu em março e apresenta uma síntese da publicação, destacando propostas da cidade de São Paulo, Colômbia e Cidade do México, dentre outras.

A nova exposição conta com maquetes e desenhos inéditos que exploram seu conteúdo, ampliando seu alcance a audiências diversas, inserindo-o de maneira crítica e interativa no contexto cultural, ambiental e político das cidades brasileiras.

A iniciativa da Faculdade de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade de Harvard tenta evidenciar métodos imaginativos e práticos para abordar as mudanças climáticas e a susten­tabilidade no entorno urbano, entendendo a ecologia como um projeto ético e político que abarca o meio ambiente, não apenas como realidade física, mas também sob o aspecto das relações sociais e da subjetividade humana.

Em 2014 foi publicado em espanhol e português o primeiro volume de ‘Urbanismo ecológico’, uma compilação dos textos surgidos dessa linha de pesquisa e ação urbanística. O surgimento daquele volume acarretou uma série de encontros e debates em diversos países da América Latina e o conjunto de ensaios e obras estão reunidos em Urbanismo ecológico na América Latina.

Este novo volume foi editado por Mohsen Mostafavi, Gareth Doherty, Marina Correia, Ana María Durán Calisto e Luis Valenzuela. A publicação ainda apresenta a realidade complexa e poliédrica da América Latina com base em sete eixos temáti­cos – antecipar, colaborar, sentir, incluir, mobilizar, curar, adaptar –, dialo­gam com a publicação original, explorando novas interpretações.

Além da exposição, haverá uma programação virtual especial sobre assuntos acerca do tema Urbanismo Ecológico e os projetos apresentados na exposição, com a participação de Nelson Brissac, Shundi Iwamizu e Marina Correia, dentre outros. Os bate-papos acontecerão com a missão de difundir os conteúdos apresentados de forma interativa e atual, para o público ao longo da duração da exposição.

A curadoria, arquitetura e comunicação visual da exposição é de Marina Correia e Fabiana Araújo, arquitetas graduadas na Faculdade de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Harvard.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

O Museu da Casa Brasileira continua realizando atividades virtuais pela campanha #MCBEmCasa. Fique atento a novidades pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727.

Entrar em contato

Tue. to sun. from 10am to 6pm

Skip to content