PROGRAMAÇÃO

Jornada do Patrimônio de São Paulo | Visita especial ao MCB

Jornada do Patrimônio de São Paulo | Visita especial ao MCB

O MCB promove visita com o ambientalista Ricardo Cardim em programação especial para a Jornada do Patrimônio de São Paulo. Consultor para manutenção e reposição das espécies vegetais do Museu, ele abordará aspectos inerentes ao território de inserção da instituição e à sua área verde, conduzindo o público pelo jardim e pela mostra de longa-duração “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”. Em sua 1ª edição, a Jornada oferece à população a oportunidade de reconhecer e valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural paulistano.

12 de dezembro às 14h30 – Gratuito

Sobre a Jornada do Patrimônio de São Paulo
Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico farão um convite especial a paulistanos e turistas: a oportunidade de reconhecer seu patrimônio histórico, artístico e cultural, distribuído por diversos pontos da cidade. Neste fim de semana, será realizada a primeira Jornada do Patrimônio paulistana, nos moldes do que já ocorre em diversos países, como as Journées du Patrimoine na França e o Open House em Nova Iorque (openhousenewyork). 

No caso de São Paulo, além dos espaços culturais e artísticos que são de propriedade da Prefeitura de São Paulo e ficarão abertos durante o evento para visitação pública, pessoas físicas e instituições que ocupam imóveis históricos ou de interesse cultural também poderão aderir ao evento, abrindo seus bens durante este fim de semana, ampliando a oferta de locais que poderão ser visitados e integrar roteiros temáticos. 

Além de imóveis históricos, o DPH receberá outros tipos de propostas: roteiros culturais e arquitetônicos, voluntários que tenham interesse em atuar como guias ou monitores culturais, apresentações artísticas e propostas de palestras ou oficinas que poderão compor a grade de programação deste fim de semana. 

Os equipamentos públicos da Prefeitura de São Paulo, assim como edifícios de instituições ou privados que já ficam abertos ao público, vão oferecer atividades específicas de patrimônio histórico para seus visitantes. O objetivo do evento é sensibilizar o cidadão, levando-o a reconhecer e proteger seu patrimônio histórico, artístico e cultural. 

Sobre Ricardo Cardim
Ricardo Cardim, desde criança, fez da vegetação brasileira seu principal interesse. Mestre em Botânica pela USP, é também o Professor responsável pelo curso de Paisagismo Sustentável do Green Building Council Brasil (GBC) e Sócio da SkyGarden Telhados e Paredes Verdes. Em 2010 foi indicado Empreendedor de Futuro pela Fundação Schwab (Davos, Suiça) e Folha de São Paulo por seu trabalho com o meio ambiente urbano e Blog Árvores de São Paulo, hoje com mais de dois milhões de acessos. Em 2011, recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo pela descoberta de três remanescentes de Cerrado na metrópole paulistana que resultaram nos primeiros parques públicos com a vegetação ameaçada, em 33.000 m². Desde 2011, Ricardo é colunista de meio ambiente urbano na Rádio Estadão e “Dr. Árvore”, na Rede Globo São Paulo, desde 2013.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h