PROGRAMAÇÃO

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, na terça-feira 20 de novembro, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, traz uma programação especial. A partir das 11h, o grupo Batakerê oferece oficina de dança e, em seguida, apresenta o espetáculo “Ritmos e Danças”, em uma demonstração da diversidade cultural do povo brasileiro. Às 14h30, o Núcleo Educativo MCB realiza a oficina “Jogo Cardápio”, dentro do programa Uma Tarde no Museu, voltado a famílias e ao público em geral (inscrições gratuitas e vagas limitadas). 
O grupo Batakerê possui trabalho baseado na pesquisa dos elementos da cultura popular brasileira, influenciado principalmente pelas culturas africana e indígena. Na oficina de dança, oferecida às 11h, serão explorados movimentos e coreografias relacionados à capoeira, maculelê, dança–afro, coco de roda, cavalo marinho, samba de roda, caboclinho, puxada de rede, ciranda, circo, dança de rua, teatro, percussão corporal e canto. O acesso à oficina de dança é livre, sem limite de idade ou necessidade de inscrição prévia.
Na sequência, às 11h40, os 12 bailarinos do Batakerê apresentam, ao lado dos músicos do grupo, com instrumentos como rabeca e percussão, o espetáculo “Ritmos e Danças”, em uma demonstração da diversidade cultural do povo brasileiro na mistura do contemporâneo com o tradicional e do popular com o clássico. Ao final, ao ritmo do samba de roda, o público será convidado a participar da dança, resgatando a brasilidade presente em cada um de nós.
A partir das 14h30, em continuidade às comemorações do dia, o programa educativo do MCB Uma Tarde no Museu traz o jogo de tabuleiro “Cardápio”, criado especialmente pelos educadores da instituição. Pais e filhos serão convidados a montar um prato típico da culinária brasileira, com referência em suas diferentes origens – africana, árabe, europeia, etc. A proveniência dos ingredientes e sua diversidade, além da observação orientada do acervo do museu, são o ponto de partida para a discussão sobre as influências culturais brasileiras.
Com duração de 2h30, Uma Tarde no Museu oferece mensalmente atividades gratuitas, incentivando, de forma criativa e lúdica, a leitura da coleção e das exposições temporárias do MCB. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou pelo telefone (11) 3032.3727. 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h