PROGRAMAÇÃO

desfile dos pacientes do instituto do câncer do estado de são paulo

desfile dos pacientes do instituto do câncer do estado de são paulo

Neste sábado (14), a partir das 15 horas, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, será palco de um desfile de 35 modelos “reais”. De diferentes idades e biotipos, todos têm uma característica em comum: estão em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da Secretaria de Estado da Saúde, ligada à Faculdade de Medicina da USP. 

O desfile, com entrada gratuita, visa chamar atenção para o valor da prevenção. Segundo o Inca, 80% dos casos de câncer estão associados a fatores externos como má alimentação, sedentarismo, exposição inadequada à luz solar, tabagismo e prática sexual desprotegida. O evento reforça a importância do diagnóstico precoce, que permite tratamentos menos invasivos, com maiores chances de sucesso e mais qualidade de vida. 

Foram 75 alunos – e futuros estilistas – da Faculdade de Moda Santa Marcelina os responsáveis pela produção dos figurinos, desenhados com base nas singularidades de cada paciente e desenvolvidos nos últimos dois meses. “É uma honra para a Santa Marcelina, pioneira no curso de moda no Brasil, participar do projeto. O desfile traz benefícios para todos os que contribuem de alguma forma e também para a sociedade, já que mostra união e esperança”, afirma a diretora acadêmica da Faculdade, professora Maria Ursulina de Moura.

A matéria prima para todos os modelos foi o jeans, fruto de doação de uma rede de varejo de moda que, aplicado de maneira reciclada, deu forma a vestidos, macacões, calças e jaquetas com recortes e bordados vistos nas grandes semanas de moda brasileiras. “Trabalhar de forma humanizada é não perder de vista a identidade dos pacientes com suas histórias, crenças e valores. No desfile, por meio dessas peças exclusivas, refletimos a capacidade dos indivíduos enfrentarem a doença com seus próprios recursos, se reinventando e celebrando cada avanço nessa imensa passarela que é a vida”, destaca a gerente de humanização do Icesp Maria Helena Sponton.

A abertura e apresentação do desfile ficarão por conta da consultora de imagem Danielle Ferraz, que atua há mais de 20 anos com moda, assessorando grifes e personalidades. 

A paciente Josefa Maria da Silva, que recebeu o diagnóstico há um ano, explica que desfilar como modelo é uma felicidade. “Eu nunca tinha pisado numa passarela. É uma forma de encontrar mais alegria para viver. O projeto leva energia positiva para muita gente que enfrenta o câncer”. 

Sobre o Icesp
Inaugurado em maio de 2008, o Icesp é um dos maiores hospitais especializado no tratamento de câncer da América Latina. Mensalmente, são mais de mais de 58 mil atendimentos, em 34 especialidades, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com base na assistência e gestão humanizada, o Instituto oferece aos pacientes da rede pública de saúde um tratamento global e multidisciplinar com práticas assistenciais, de qualidade e segurança do paciente, acreditados pela Joint Commission International, maior organização internacional de qualidade em saúde.

Sobre Danielle Ferraz
Com 20 anos de experiência que inclui parcerias com o Senac e a Fundação Getúlio Vargas, Dani Ferraz deixou de lado os editoriais e campanhas publicitárias para transmitir suas dicas para homens e mulheres que desejam ganhar mais estilo por meio da mídia, palestras, treinamentos ou atendimentos personalizados. É ganhadora do prêmio Abril de Jornalismo (em 2002), por um editorial que assinou para a revista Manequim. E em 2004, teve o seu projeto sobre sustentabilidade “Chic é ser Consciente” com um dos dez melhores do país pela premiação New Venture, da Fundação Getúlio Vargas. Versátil, faz geração de conteúdo para mídias, oferece treinamento para lojistas, é consultora de moda para grifes e ministra palestras para público de moda e interessados no assunto. Tem entre seus clientes, grifes (Dudalina), instituições de ensino (Senac) e empresas para workshop corporativo. 

14 de novembro às 15h – Gratuito

Realização: MCB, ICESP e FASM

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h