PROGRAMAÇÃO

CULTURA DE BOTECO – VINHOS DO ALENTEJO

CULTURA DE BOTECO – VINHOS DO ALENTEJO

Foto: Divulgação Vinhos do Alentejo

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, apresentam o Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo, no dia 21 de setembro, sábado, das 11h às 19h, com entrada gratuita.

A conexão cultural entre a autêntica gastronomia dos botecos paulistanos e os exuberantes sabores e paisagens do Alentejo será brindada com a presença de cerca de 100 vinhos produzidos em 15 vinícolas daquela região portuguesa.

Ao longo do dia, tanto no terraço como no jardim do MCB, o público – estimado em 2.000 pessoas – poderá comprar os vinhos em taças ou garrafas, a preços promocionais, e consumi-los no próprio local do evento, enquanto saboreia também as receitas que fizeram a fama dos botecos e chefs presentes.

Famílias e novos interessados em explorar a cultura do vinho são bem-vindos, assim como aqueles que já apreciam esse universo. Planejado para ser uma verdadeira experiência enogastronômica, o Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo terá atividades gratuitas para as crianças, pocket-shows de chorinho e de fado e duas masterclasses (degustações de vinho comentadas pelo crítico Alexandre Lalas, da Revista de Vinhos, de Portugal).

Vinícolas confirmadas:
CARMIM – Reguengos; Quinta do Zambujeiro; Monte da Capela; João Portugal; Ramos Family States; Corte de Cima; Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida; Herdade do Peso; Comenda Grande; José Maria da Fonseca; Casa Relvas; Vinhos Folha do Meio / Alto da Capela; Herdade dos Cotéis; Herdade Grande; HMR Docwine; Esporão.

Botecos e chefs confirmados até o momento:
Academia da Gula (Vila Mariana); Boteco do Carmo (Limão); Cantina Piovanelli (São Roque); Cariri (CTN – Limão); Carlinhos Restaurante (Pari); Chef Carlos Bertolazzi; Pira Grill (Vila Madalena); Rota do Acarajé (Santa Cecília).

Degustações comentadas:
– 15h: ‘Arinto, a eletricidade do Alentejo’. Conheça mais sobre a uva que empresta frescor e tensão aos brancos alentejanos. Com Alexandre Lalas, crítico da Revista de Vinhos (Portugal).

– 17h: ‘Elegância x Potência: os dois lados do Alentejo’. Dos delicados aos robustos. Entenda porque no Alentejo todos os estilos de vinho se encontram. Com Alexandre Lalas.

O Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo é uma organização da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco e da Essência do Vinho, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em parceria com o Museu da Casa Brasileira.

SERVIÇO

Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo
Dia 21 de setembro
Sábado, das 11h às 19h
Entrada Gratuita

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h