PROGRAMAÇÃO

Aniversário de São Paulo – Orquestra Instituto GPA

Aniversário de São Paulo – Orquestra Instituto GPA
O Museu da Casa Brasileira promove um show especial no 461º aniversário da cidade de São Paulo. Em 25 de janeiro, domingo, a partir das 11h, a Orquestra Instituto GPA se apresenta sob a regência do maestro Daniel Misiuk. 
A Orquestra Instituto GPA é composta por 30 jovens entre 12 e 21 anos, selecionados entre os estudantes do Programa de Música, uma iniciativa de inclusão social do Instituto GPA que desde 1999 já atendeu mais de 4.500 crianças. A Orquestra por sua vez, já se apresentou cerca de 650 vezes, sempre regida por Daniel Misiuk. 
O repertório do concerto no MCB explora tanto a vertente clássica da música de câmara, com peças de Mozart e Vivaldi, quanto arranjos para temas dos Beatles e cantigas do Villa-Lobos, entre outros.
Exposições em cartaz
O domingo 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, marca o encerramento da exposição “28º Prêmio Design MCB”, com os premiados e finalistas da 28ª edição anual do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. A mostra reúne mais de 60 trabalhos, entre produtos, publicações e protótipos, além dos cartazes finalistas e a peça gráfica vencedora do Concurso do Cartaz deste ano. A seleção revela o resultado final da avaliação do júri sobre mais de 700 inscritos, com base em critérios como originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial, segurança e proteção ambiental.
 
Em paralelo ao 28º Prêmio Design, o MCB apresenta uma proposta de resgatar a trajetória dos Pioneiros do design brasileiro. Na 2ª edição do projeto, o homenageado é Luciano Deviá, com um painel sobre sua carreira e obra e a exposição do Solution 16, computador portátil desenhado por Deviá em meados da década de 80. O Solution 16 foi um dos ganhadores do 1º Prêmio Design, em 1986.
 
O museu oferece ainda ao público a possibilidade de conferir a mostra SOBREVIVÊNCIAS/uma exposição Sobre Vivências: Carandiru, que traz um apanhado de fotografias, textos, vídeos e objetos que dão ao público uma ideia do dia a dia por trás do presídio fechado em 2002. A exposição sobre o Carandiru, em cartaz até 15 de março, é a 6ª edição do Projeto Casas do Brasil, que mapeia as diversas formas de morar no país. A curadoria da fotografa Maureen Bisilliat reúne um trabalho desenvolvido no último ano de existência do presídio por uma equipe coordenada por Sophia Bisilliat e André Caramante. 
No jardim do museu, até 1 de fevereiro, o público pode interagir com a instalação Balanço Atibaia, dos designers Paulo Alves e Luís Suzuki. Parte do ciclo de instalações de balanços promovido pelo MCB e o BOOMSPDESIGN desde agosto de 2013, o Atibaia é inspirado na cadeira Atibaia, premiada no 23º Prêmio Design, e foi construído com madeira reaproveitada.
Por último, os visitantes poderão conhecer as mostras de longa duração “Coleção MCB”, com móveis e utensílios da casa brasileira dos séculos 17 ao 21, e “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”, que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi. 
A entrada no Museu da Casa Brasileira é gratuita aos sábados, domingos e feriados. Os interessados em visitas agendadas com o Núcleo Educativo do MCB podem enviar e-mail para agendamento@mcb.org.br ou ligar para os telefones (11) 3032.3727 e (11) 3026.3913. 

Realização: MCB e Instituto GPA

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h