PROGRAMAÇÃO

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, preparou uma programação especial para o 459º aniversário da cidade de São Paulo. Em 25 de janeiro, sexta-feira às 11h, apresenta-se no museu o Projeto Coisa Fina, integrante-fundador do Movimento Elefantes, coletivo paulista de big bands. O show traz composições de mestres da música brasileira como Laércio de Freitas (compositor paulista homenageado no dia), Moacir Santos e Theo de Barros.
Na primeira apresentação de 2013 do Movimento Elefantes, o Projeto Coisa Fina interpreta temas como “Nanã” (Moacir Santos), “Som de Cristal” (Laércio de Freitas) e “Angola” (Theo de Barros). Formado por treze jovens instrumentistas – 4 saxofones, 2 trompetes, 2 trombones, piano, guitarra, baixo acústico, bateria e percussão -, o grupo promove a revitalização de elementos da música brasileira, fundindo ritmos como o jazz e o baião, o maracatu e o samba.
Com entrada gratuita no feriado do dia 25, das 10h às 18h, o MCB oferece outras atrações ao público, como a exposição Coleção Museu da Casa Brasileira, formada por móveis e utensílios representativos da cultura material da casa brasileira dos séculos 17 ao 21, e a mostra de longa duração “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”, que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o museu.
Na ocasião será possível também realizar visitas educativas às exposições em cartaz. Os interessados podem enviar e-mail para agendamento@mcb.org.br ou ligar para os telefones (11) 3032.2499 e (11) 3032.3727. 

Sobre o Projeto Coisa Fina

Projeto Coisa Fina é um grupo instrumental paulistano formado por treze jovens músicos. Criado em 2005, registra apresentações em importantes festivais dentro e fora do Brasil como PERCPAN 2010 (Salvador/BA), Savassi 2010 (Belo Horizonte/ MG), MIMO – Mostra Internacional de Música em Olinda 2011 e 2012 (Olinda/PE e João Pessoa/PB), além do Ottawa Jazz Festival (Ottawa/Canadá). Em 2010, o grupo lançou o disco “Homenagem ao maestro Moacir Santos”, com cinco obras do compositor pernambucano e temas próprios inspirados na obra do maestro. Para 2013, está programado o segundo registro do grupo, com o repertório que será mostrado pela primeira vez no Museu da Casa Brasileira, em interpretações de peças de Laércio de Freitas, maestro Vilô (Marcelo Vilor, da Paraíba), Henrique Band (do Rio de Janeiro) e Theo de Barros.

Sobre o Movimento Elefantes

O Movimento Elefantes é um coletivo de big bands paulistanas constituído inicialmente por 10 grupos: Banda Jazzco, Banda Savana, Banda Urbana, Big Band da Santa, Grupo Comboio, Projeto Coisa Fina, Orquestra HB, Projeto Meretrio, Reteté Big Band, e Soundscape Big Band. O coletivo congrega profissionais de diversas áreas e atua na realização de projetos, produção de shows e de produtos (CDs, DVDs e afins), entre outras ações. O Movimento Elefantes busca unir instrumentistas e bandas sempre a fim de difundir a música instrumental e promover o diálogo com diferentes públicos. 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h