PROGRAMAÇÃO

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO
Para comemorar o 458º aniversário de São Paulo, o Museu da Casa Brasileira oferece para os seus visitantes duas opções especiais: com saída às 9h30, o arquiteto Marcelo Ferraz guiará um passeio de bicicleta por residências de interesse arquitetônico na cidade. Às 11h, a Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar faz uma apresentação, homenageando a cidade e todos os seus moradores.

Roteiro de bicicleta

O roteiro arquitetônico de bicicleta é a segunda iniciativa do gênero que o MCB oferece em sua programação. O percurso terá início no Museu, e seguirá por ruas da região do Alto de Pinheiros e da Lapa.  
A atividade, uma parceria com o Instituto Parada Vital, é gratuita, as vagas são limitadas (20) e as bicicletas estarão disponíveis no local de saída.
Marcelo Ferraz é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Trabalhou em cooperação com Lina Bo Bardi e, desde 1979, é sócio da Brasil Arquitetura, escritório que se tornou referência em questões de recuperação, adaptação e intervenção, principalmente em espaços culturais, recebendo prêmios nacionais e internacionais.
O Instituto Parada Vital, parceiro do MCB para a realização do passeio, é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover ações nas áreas de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável, cidadania, inclusão social, educação gratuita, cultura e esporte. A entidade nasceu para fomentar o transporte não-poluente e favorecer a mobilidade urbana, o trânsito e o meio ambiente. Investe também em projetos que estimulem a criação de alternativas para o transporte, visando reduzir a emissão de gases poluentes.

Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar 

O espetáculo especial em comemoração ao aniversário de São Paulo traz a Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar e acontece às 11h. Com solos de seus jovens músicos, os violinistas Diego Adinolif e Leonardo Jaffé, e o violoncelista Felipe de Luna, o repertório apresenta obras de Vivaldi, Bach e Holst, clássicos dos Beatles e música brasileira de compositores eruditos, como Guerra-Peixe, e populares, como Toquinho. Para homenagear a data, “Sampa” de Caetano Veloso completa a programação.
A orquestra é composta, em sua totalidade, por 40 integrantes, alunos do Método Jaffé de Ensino Coletivo de Cordas, aplicado no Instituto Grupo Pão de Açúcar no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. No decorrer de 11 anos, 534 concertos já foram realizados e assistidos por um público de mais de 300.000 pessoas. Os números do Ensino são ainda mais relevantes, com 4.680 alunos diretos, divididos em 104 turmas só na cidade de São Paulo. 
Em doze anos de existência, o Programa Educacional do Instituto Grupo Pão de Açúcar usa a música como instrumento facilitador no ensino de referências primordiais na educação de um cidadão como: raciocínio lógico, noção espacial e corporal, capacidade organizacional, além da concentração, responsabilidade, respeito aos colegas e aos superiores. Os jovens que se destacam no programa podem participar das Orquestras do Instituto Grupo Pão de Açúcar até completar 21 anos. 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h