NOTÍCIAS

Museu da Casa Brasileira integra nova peça ao acervo

14.08.2019

Museu da Casa Brasileira integra nova peça ao acervo

Foto: Alisson Ricardo

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da organização social de cultura A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, passa a integrar ao acervo um Berço tipo Moisés da década de 1890, doado pela família Monteiro. A peça é destaque no painel expositivo ‘Berços Coleção MCB’.

Outros dois berços recém incorporados ao acervo fazem parte da coleção: um original da marca nacional “Patente”, datado de 1936, e outro, da mesma década, feito em madeira torneada no “estilo Patente”, muito difundido à época.

O Berço tipo Moisés, o mais antigo da coleção, tem origem europeia, e pertenceu inicialmente ao filho do empresário paulista Jorge Street, nascido em 1898. Produzido em série, é desmontável para facilitar o transporte e composto por cinco partes (dois pés, trava central, cesto e suporte para mosquiteiro); possui estrutura em ferro forjado, cesto com base e borda de metal revestido por tecido e trama de corda de algodão.

 

Serviço: Berços Coleção MCB
Apoio: Acervo Fundação Energia e Saneamento
Agradecimentos: Lilian Forelli Niederauer e Angélica Santi

 

Sobre MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

Informações para a imprensa – Museu da Casa Brasileira
Ana Paula Tósca – (11) 3026-3910 | comunicacao@mcb.org.br
Jaqueline Caires – (11) 3026-3900 | analistacomunicacao@mcb.org.br
Giovanna Borghi- (11) 3026-3900 | estcomunicacao@mcb.org.br

 

Informações para a imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Milene Spinelli – (11) 3339-8308 | milene.spinelli@sp.gov.br

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h