Júri

Levi Girardi – coordenador
Designer formado pela FAAP-SP, é CEO e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó com sedes em São Paulo, Nova York e Rio de Janeiro. Levi dirige uma equipe de designers, pesquisadores, estrategistas e outros profissionais transdisciplinares que há 26 anos desenvolve projetos focados na integração de produtos, serviços e marcas por meio da metodologia do Systemic Design, equilibrando viabilidade técnica, econômica e comercial dos projetos, sempre centrados no atendimento às necessidades das pessoas. Atende clientes como Ford Motor Co., Anheuser Bursch Inbev, Natura, Ambev, Samsung, Schneider, além de participar do fomento a StartUps através da estrutura de Venture Design da empresa. Conquistou ao longo do tempo os mais importantes prêmios de design do mundo, além de ter sido jurado de prêmios como o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e iF Design Awards.

André Poppovic
O profissional faz parte da segunda geração de designers formados no Brasil com um background multidisciplinar que lhe permitiu uma atuação expressiva transitando em diversas áreas do design sob o olhar da identidade de marca. Sócio fundador da Oz Design, em seus 40 anos de atividades, desenvolveu projetos de estratégia, branding, identidade visual, embalagem, editorial, especializando-se nas áreas de Sinalização, Ambientação e Varejo consolidando a empresa como uma das 5 maiores do Brasil. André foi corresponsável pela fundação e diretor da ADG Brasil, foi Coordenador Executivo da V e VI edições da Bienal de Design Gráfico ADG/ Brasil, foi jurado na categoria de Design no Festival Cannes Lions 2010 e Wave Festival 2011 e foi Presidente da ABEDESIGN de 2015 a 2019.

Barão Di Sarno
É sócio-fundador da Questtonó, consultoria de inovação e design, onde atua em projetos focados na construção de futuros mais humanos e sustentáveis. É vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo que visa melhorar a vida nas cidades por meio da ativação de espaços públicos. Multidisciplinar, Barão desenvolve projetos como designer, músico, cenógrafo e ativista.

Carlos Fortes
O profissional é formado em arquitetura (FAU-UFRJ, 1986) e desenvolve projetos de iluminação e design de luminárias há mais de 20 anos. Tem em seu currículo mais de 1.500 projetos, grande parte em parceria com o arquiteto Gilberto Franco. Membro fundador da AsBAI – Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação e membro profissional das seguintes instituições: IES-NA (Illuminating Engineering Society of North America); IALD (International Association of Lighting Designers); PLDA (Professional Association of Lighting Designers). Ministra regularmente cursos e palestras e colabora com a revista L+D.

Clarisse Romeiro
Formada em desenho industrial e fundadora do Veredas Atelier, em 2011, mas foi durante o trabalho de conclusão de curso que a profissional descobriu a estamparia. Clarisse ficou em 1º lugar no 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira com a Coleção Renovação – uma homenagem aos mestres da nossa cultura; 2º lugar no 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira com a Coleção Vagalume – uma homenagem ao processo criativo; e também foi finalista do Prêmio Casa Vogue Design 2017 com a coleção Kapulanas – uma homenagem ao maior acervo de técnicas de estamparia artesanal; e finalista do Prêmio Casa Vogue Design 2019 com a Coleção Vagalume.

Débora Carammaschi
Profissional com experiência na área de moda e design atuando em temas como moda, história cultural, projeto de criação e cultura contemporânea. Mestrado Interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura. Articuladora e facilitadora em políticas educacionais e gestão de recursos humanos. Diretora da empresa RHEMO Consultoria. Delegada de Cultura no Setorial de Design.

Gerson Lessa
Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ (2014), com tese na linha de pesquisa Imagem e Cultura. Mestre em Design pelo PPD/ESDI/UERJ (2008), com dissertação na linha de pesquisa da História do Desenho Industrial. Graduado em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ (1985). Admitido para o corpo docente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Curso de Design Industrial (BAI) em março de 2009. Desenvolve pesquisa relativa à história do Design Industrial e à Cultura Material, dedicando-se à coleta, identificação e preservação de materiais e objetos produzidos pela indústria de plásticos ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, além de bibliografia e referências comerciais e efêmeras acerca destes objetos e indústria.

Indaiá Militão
Graduada em Desenho Industrial Programação Visual pela FAAP, tem 20 anos de experiência como designer no segmento de transporte automotivo, têxtil e aeronáutico, com experiência internacional em mais de 15 países. Recentemente fundou a I’M design studio, escritório focado em design gráfico e produto. Foi jurada da categoria transportes no 31º e 32º Prêmio Design MCB.

José Renato Bicalho Kehl
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1981), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela mesma instituição (1998), trabalhou no GAPP, escritório de projetos, desde a sua fundação em 1976, tornando-se sócio em 1989. Participou de projetos para o Metrô de São Paulo, FEPASA, COSIPA, CSN e CMTC, dentre outras empresas, atuando nas áreas de design de equipamentos de transporte urbano, cabines de comando de máquinas operatrizes e comunicação visual de sistemas de sinalização. Atuou em projetos de sistemas de construção pré-fabricada para as prefeituras de São Paulo, Cubatão, Limeira e Sorocaba. Ingressou no quadro de professores da FAAP em 1988, lecionando no curso de Design de Produto. A partir de 1995 passa a lecionar também no curso de Arquitetura e Urbanismo, que coordenou entre 2003 e 2012. Atuou como docente também na UNIP e na Universidade Anhembi Morumbi. Foi jurado na 28° edição do Prêmio Design MCB.

Luciana Martins
A profissional e Gerson de Oliveira são os fundadores da OVO, em São Paulo. A parceria de sucesso nasceu em 1991 e rendeu 4 vezes o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Além disso, Luciana também já apresentou seu trabalho em exposições como Experimenta, em Amsterdam, e no Projeto Parede do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Os parceiros da OVO assinam o projeto das salas de leitura da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Café Bienal, entre outros. Foram eleitos os designers do ano pelo Prêmio Casa Vogue Design 2018 e as mesas Margem venceram a categoria Complementos, prêmio também conquistado pela série Grafia na edição de 2019.

Lyssandra Macedo
Designer com experiência em diferentes disciplinas: Gestão de Design, Design de Produto, Design Gráfico, Design de Interface, Desenvolvimento de Materiais Cores e Acabamentos, Inovação, Design Metrix e Qualidade Percebida. Formada em Design de Produto pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) com pós-graduação em Gestão de Design e Inovação pela Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ). Possui mais de 20 anos de experiência na área, a maior parte deles desenvolvendo projetos em empresas como Semp Toshiba e Whilpool. Além da experiência na indústria teve a oportunidade de coordenar projetos de desenvolvimento de produto na Indio da Costa AUDT. Especialista em Gestão de Design, além da experiência em diferentes disciplinas, o olhar aprofundado da Indústria sobre o produto e o inovador de um Escritório de Design foram complementares em sua formação. Atualmente atua com Gestão de Design e Inovação.

Mara Gama
Jornalista formada pela PUC-SP/1985, com pós-graduação em Design Gráfico (Senac/2004). Desde 2014, assina coluna sobre meio ambiente e economia circular no site da Folha de S. Paulo, onde aborda principalmente manejo de resíduos, reciclagem, desperdício e poluição, do ponto de vista do design, da economia e do comportamento. É autora do livro “Carlos Motta” (DBA, 2004) e tem textos publicados nos livros “Brazil: A Celebration of Contemporary Brazilian Culture”, da Phaidon Press (www.phaidon.com); “O Museu de Arte Moderna da Bahia” (Banco Safra/2008); “Em preto e Branco – Artes brasileiras na Folha 1990-2003” (Publifolha/ 2004); “Memórias do Presente: Conhecimento das Artes – 100 Entrevistas do Mais! “(Publifolha/ 2003). Foi a curadora brasileira do projeto Brasil-Holanda “My Waste is Your Waste” (Meu lixo é seu lixo), em montagens em São Paulo (2012, Museu da Casa Brasileira) e na cidade de Breda, Holanda (2013, MOTI – Museum of the Image). Foi roteirista e autora dos textos da exposição “Não Faço Nada sem Alegria”, da biblioteca Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo, aberta em março de 2013. Assinou os textos da exposição “Fragmentos – artefatos populares e o olhar de Lina Bo Bardi”, no solar do Ferrão, em Salvador, Bahia, em 2009. Foi curadora da exposição “Carlos Motta” primeira retrospectiva da obra do designer no Museu da Casa Brasileira, em 2004. Participou das comissões de avaliação de projetos de prêmios de design brasileiros como o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2016, 2015, 2014, 2008, 2007, 2006), A Casa (2011), Tok & Stok (2010) e Movelsul (2010).

Olavo Aranha
Graduado em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (1987) e mestre em Industrial Design pelo Central Saint Martins College of Art and Design (Reino Unido, 1993), leciona nos cursos de Design e Arquitetura e Pós Graduação da FAU-Mackenzie. Atuou em design automobilístico, gráfico, linha branca, linha marrom e luminotécnica.

Orlando Marques
Graduado pela FAU-Santos (1997), com pós-graduação em Architectural Lighting Design pela universidade sueca KTH-Royal Institute of Technology (2007), onde também trabalhou como professor e orientador de trabalhos de tese de mestrado.
É Editor-chefe da revista de iluminação brasileira L+D e curador e organizador do congresso internacional de iluminação, LEDforum. É diretor do escritório de iluminação arquitetural MS+M Associados, onde atua como lighting designer, profissão que exerce desde 2002. Realizou projetos, projetos no Brasil, Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Ásia e África. É membro do IALD (International Association of Lighting Desigers), do IESNA (Illumination Engeneering Society of North America) e associado da AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação).

Sergio Fahrer
Graduado pelo MIT Musician Institute of technology, Sergio é designer de mobiliário há 20 anos. Seu trabalho é reconhecido por evidenciar formas e linhas orgânicas, aliadas ao uso da técnica de madeira curvada. Foi pioneiro no uso de matérias primas certificadas e no fomento ao manejo sustentável da madeira no Brasil, junto ao Imaflora e ao FSC/WWF. O mobiliário desenvolvido pelo designer nasce de um forte caráter de pesquisa no uso de novas espécies de madeira e materiais recicláveis, como alumínio de aviação, alumínio naval, fibra de carbono, vidro entre outras.
Entre seus trabalhos para espaços públicos destacam-se as comedorias dos SESCs e do CineSESC, Microsoft, Google, restaurantes como Rascal, Cortes, Sal, Le Manjue, Le Jazz, Mensa, Braz Elettrica, Astor Sub astor, Tan tan noodle bar, Dama, Café Suplicy, lobbys dos hotéis Fasano e Unique, Salas VIP da American Airlines e escritório do Facebook Brasil. Também criou mobiliário para as séries Netflix – 3%, TV Cultura – Terra 2, Canal Brasil – Retrovisor, e também os cenários da Globo News e Fox Copa do Mundo. Além de ter sido premiado e finalista de Prêmios como IF Design Award, Idea Objeto Brasil, Cempre, Planeta Casa, e IDFX Design, suas peças estão nos acervos permanentes das galerias Collombari (Milão), R20 (NY), L de O (Paris) e Chris Wilde Antique (Londres). Teve peças expostas em Bienais Brasileiras de Design, Museu da Casa Brasileira, Salone del Mobile de Milano, ICFF/NY, Foundation Le Corbusier/Paris, Brasil S/A Milão, MOMA e Guggenheim/NY, 100% Design/Londres, entre outras.

Sidney Rufca
Graduado em Design de Produto pelo Centro Universitário Belas Artes de SP, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Design e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Sidney Rufca é sócio-fundador da Vanguard Design e professor Mestre no Núcleo de Design na Belas Artes, onde coordenou os cursos de Design de Produto e Design Gráfico.
Com 29 anos de experiência no design, vem desenvolvendo projetos para grandes marcas nos segmentos de eletroeletrônicos, ferramentas, beleza, produtos médico-hospitalar, mobiliários, artigos esportivos entre outros. Atualmente atende clientes como Taiff, Grupo Ikesaki, Grupo o Boticário – Vult Cosméticos, Allergan, Cetrus e Bully’s, além de realizar palestras, consultorias e projetos para outras importantes empresas. Ao longo de sua carreira conquistou vários prêmios nacionais e internacionais como o IF Design, IDSA, IDEA Brasil, Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, Objeto Brasil, Embalagem Marca, Gift & House de Design, Top XXI de Design, Senai Excellence Design.

Tatiana Sakurai
Graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos – IAU-USP e doutora pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP. Atua como pesquisadora, docente dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e de Design e de pós-graduação, vinculada ao Departamento de Projeto (AUP) da FAUUSP. Recebeu apoio da FAPESP em suas pesquisas nas categorias de IC, Mestrado e Doutorado e, na área do ensino, atuou anteriormente como assistente de direção da Escola de Design do Istituto Europeo di Design – IED e como professora da Faculdade de Administração e Artes de Limeira – FAAL e na Panamericana – Escola de Arte e Design. Desenvolveu trabalhos como arquiteta em colaboração com os escritórios Estudio Guto Requena, Mauricio Arruda Arquitetos e Designers e Atelier Marko Brajovic. Possui experiência nas áreas de Desenho Industrial e de Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: mobiliário doméstico, interior design, design para a experiência, sustentabilidade.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h