PROGRAMAÇÃO

5ª Mostra Jovens Designers

Em sua 5ª edição, a mostra Jovens Designers destaca mais um ano de inovação, criatividade e oportunidade na produção acadêmica brasileira. Entre 12 de fevereiro e 29 de março no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a exposição apresenta um painel da produção dos estudantes brasileiros da área, reunindo produtos e protótipos de 63 universitários de oito estados.

Realização do MCB e da Origem Produções, com patrocínio da Deca e apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Associação dos Designers de Produtos (ADP) e da Bienal Brasileira de Design,  a 5ª Mostra Jovens Designers tem curadoria de Auresnede Pires Stephan e cenografia de Sérgio Matos. “O projeto Jovens Designers tem como objetivo estimular a formação de novos talentos, revelando a pluralidade da produção dos estudantes das diversas regiões brasileiras. Os 40 produtos selecionados para a exposição se destacam pela criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos, como mobiliário, saúde e bem-estar, tecnologia, infantil, entretenimento, entre outros”, conta Marici Vila, sócia fundadora da Origem Produções.

Os 63 universitários selecionados vieram de 24 universidades, em 12 cidades e oito estados (Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Alguns já foram premiados por outras iniciativas, como Prêmio Design MCB, Salão Design Movelsul, Talento Volkswagen Design 2013 – Soapbox Gran Prix, Prêmio Tok&Stok, Prêmio Sebrae Minas Design, Prêmio ABRE, Prêmio Idea Brasil, Prêmio Idea Brasil / EUA, Prêmio Alcoa de Inovação e Alumínio e Desafio de Design Odebrecht Braskem.

“Nossa metodologia de seleção foi avaliar projetos desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2013, que fossem prioritariamente Trabalhos de Conclusão de Curso e/ou projetos que se destacaram como produção acadêmica de real contribuição, independente da série”, salienta o professor Auresnede Pires Stephan, presente desde a 1ª edição do projeto. “Foram também selecionados projetos vencedores das mais diversas premiações realizadas no território nacional, da categoria Estudante”.

A preocupação em atender às necessidades sociais, mais uma vez, tem papel de destaque. Serão apresentados projetos médico-hospitalares e do terceiro setor, pensados especialmente no contexto do nosso país, como cadeira de banho para crianças com paralisia cerebral, cama hospitalar que facilita a comunicação e sistema com bicos específicos em bolsas de soro que auxilia a identificar de forma rápida os medicamentos.

Faz parte da programação da mostra um ciclo de palestras e encontros com diferentes profissionais da área de design, em março no MCB. “Temos certeza de que esta 5ª Mostra será uma grande vitrine para o jovem acadêmico”, conclui o professor Auresnede Pires Stephan.

Sobre a mostra Jovens Designers
O comitê de seleção da 5ª Mostra Jovens Designers foi formado por Auresnede Pires Stephan (curador); Ana Lúcia de Lima Pontes Orlovitz, designer da Deca; Christian Ullmann, da iT Projetos; Levi Giradi, da Questto/Nó; Luciene Torres, superintendente do Centro Pernambucano de Design; Miriam Lerner, diretora geral do MCB; e Roselie Lemos, presidente do Centro Design Catarina e presidente executiva da Bienal Brasileira de Design /2015.

Além de São Paulo, Florianópolis é outra capital escolhida para receber a mostra, como parte da programação da Bienal Brasileira de Design, que tem início em maio. Por mais um ano, o projeto também reforça sua visibilidade internacional: seis projetos com foco em mobiliário serão apresentados durante o Salone Satellite, em Milão, na Itália, em abril.


Realização:
 MCB e Origem Produções
Patrocínio: Deca
Apoio: ProAC e ADP – Associação dos Designers de Produto

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h