EDUCATIVO MCB | RESIDÊNCIA QUINTAL ABERTO – PROJETOS SELECIONADOS

A Residência Quintal Aberto foi planejada pelo Educativo do Museu da Casa Brasileira. Propusemos um edital aberto, em busca de diversidade de visões e abordagens que envolvessem a relação entre o quintal, a casa e sua vocação. Tivemos autonomia para considerar propostas alinhadas com nossa estratégia de trabalho, que estivessem abertas a realizar conexões e investigar novas abordagens ao quintal, enquanto acervo vivo.

As propostas recebidas refletem essa abertura e diversidade. Dentro de um período curto de inscrição recebemos 35 propostas de diferentes linguagens. Os projetos passaram por leitura minuciosa, considerando alguns critérios objetivos que precisavam ser atendidos, como clareza, consistência, exequibilidade, que tivessem abertura para trabalhar e permear os demais projetos, que se relacionassem com a vocação do Museu e que talvez não ocorressem em outro lugar senão no quintal da Casa.

É com grande prazer que divulgamos os resultados da nossa seleção e trazemos o nosso encantamento com a dedicação que vimos refletida em tantas propostas em busca de interlocução.

 

PROJETOS SELECIONADOS

Batatas Jardineiras (Maria Eudóxia Pilotto de Carvalho; Mariana de Toledo Marchesi e Roberta Moraes Curan) – Tecendo relações no quintal do museu: a compostagem e a horta

Marla Fernanda dos Santos Rodrigues – Quintal: convivência, memórias e saberes

Julia Paranaguá – Ler quintais como quem tinge memórias

 

SUPLENTES

Natame Diniz – Inventário afetivo das plantas e árvores da cidade

Mariana Demuth – O jardim, a casa e seus habitantes

 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h