Prorrogadas para 29 de março as inscrições para o Concurso do Cartaz 2019

Foram prorrogadas as inscrições para o Concurso do Cartaz do 33º Prêmio Design MCB até o dia 29 de março, sexta-feira. A entrega dos cartazes e da documentação complementar continua até o dia 02 de abril no Museu e o resultado do concurso está previsto para ser divulgado no dia 17 de abril.

Segundo Miriam Lerner, diretora geral do MCB, o concurso é realizado como parte da premiação no intuito de incentivar o debate sobre o design gráfico e revitalizar a importância do cartaz enquanto peça gráfica central em campanhas de divulgação. “A linguagem definida pelo cartaz vencedor será utilizada como base de todas as demais peças gráficas da edição e, se possível, também incorporada no projeto expográfico da mostra dos produtos premiados, que acontecerá em novembro”, explica.

A participação é aberta a todas as pessoas físicas interessadas: brasileiros ou estrangeiros residentes no país há mais de dois anos, profissionais ou estudantes. A taxa de inscrição é de R$ 52,00, mas quem se filiar ao programa ‘Amigos do MCB’ terá desconto de 50% do valor, assim como os estudantes. Vale ressaltar que os descontos não são cumulativos.

Sobre a Comissão Julgadora
O júri de 2019 será coordenado por Gustavo Piqueira, designer gráfico à frente da Casa Rex e um dos mais premiados do Brasil, com quase 500 prêmios internacionais de design; e composto por Tereza Bettinardi, designer gráfica co-fundadora d’A Escola Livre, projeto educacional em design gráfico e coordenadora do curso de Design Gráfico da Escola Britânica de Artes Criativas [EBAC]; Vanessa Queiroz, designer, diretora da ADGBrasil – Associação de Design Gráfico e sócia co-fundadora do Estúdio Colletivo; Gil Tokio, ilustrador, professor, designer, cartunista, sócio do estúdio Pingado e professor do Instituto Europeo di Design e da Quanta Academia de Artes; e Celso Hartkopf, designer, ilustrador, quadrinista e idealizador do colaborativo de arte e intervenção urbana Mutirão. Foi ganhador do concurso do cartaz do 32° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018).

Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação – a mais tradicional do segmento no país – revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre maio e julho, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses.

 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h