MCB divulga comissão julgadora do Concurso do Cartaz – 33º Prêmio Design

Gustavo Piqueira – Coordenador

O Museu da Casa Brasileira acaba de divulgar a comissão julgadora do Concurso do Cartaz – 33º Prêmio Design MCB. As inscrições estão abertas e vão até o dia 26 29 de março por meio do site do Museu.

O júri será coordenado por Gustavo Piqueira, designer gráfico à frente da Casa Rex e um dos mais premiados do Brasil, com quase 500 prêmios internacionais de design. Ele já esteve à frente em outras duas edições e afirma que “uma foi completamente diferente da outra: por mais que a gente construa expectativas e desejos antecipados, no fim o que vai dar o tom do concurso é mesmo o conjunto de peças. Nossa tarefa como jurados começa a partir da análise desse conjunto. Começa como reação às peças enviadas”, complementa dizendo que o vencedor precisa ter “raciocínio inteligente, execução precisa” e revela suas expectativas para o concurso “espero também que os trabalhos não sigam nenhuma tendência ou inspiração, pois eu gostaria que os inscritos seguissem e materializassem visualmente seus próprios caminhos”.

Complementam a comissão, Tereza Bettinardi, designer gráfica co-fundadora d’A Escola Livre, projeto educacional em design gráfico e coordenadora do curso de Design Gráfico da Escola Britânica de Artes Criativas [EBAC]; Vanessa Queiroz, designer, diretora da ADGBrasil – Associação de Design Gráfico e sócia co-fundadora do Estúdio Colletivo; Gil Tokio, ilustrador, professor, designer, cartunista, sócio do estúdio Pingado e professor do Instituto Europeo di Design e da Quanta Academia de Artes; e Celso Hartkopf, designer, ilustrador, quadrinista e idealizador do colaborativo de arte e intervenção urbana Mutirão. Foi ganhador do concurso do cartaz do 32° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018).

 

Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação – a mais tradicional do segmento no país – revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre maio e julho, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h