Dúvidas frequentes

33º Prêmio Design MCB

Como faço a inscrição para o 33º Prêmio Design MCB?
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.mcb.org.br, de 07 de maio a 03 de julho de 2019. Será necessário efetuar um cadastro para ter acesso ao sistema de inscrição, que estará vinculado ao CPF do autor responsável. Serão solicitadas as seguintes informações: CPF, email para cadastro, nome completo, data de nascimento, RG, nacionalidade, endereço completo, telefones, profissão, dados da empresa e/ou instituição de ensino (caso haja).
Com a finalização do seu cadastro será enviado um email de confirmação. Após essa etapa, você terá acesso ao painel do site “inscrições do Prêmio Design MCB”, onde é possível realizar inscrições, verificar seus dados, acompanhar o calendário e acessar o regulamento (disponível também no site MCB). Esse cadastro servirá para as próximas edições do concurso.

Posso fazer inscrição ou reaver a senha a partir de um cadastro feito em anos anteriores?
Os cadastros realizados a partir de 2017 podem ser acessados e atualizados. Caso tenha participado de edições anteriores a 2017 será necessário efetuar novo cadastro.

Fiz o cadastro. Como realizo a inscrição do meu trabalho?
Para realizar a primeira inscrição no concurso, será solicitada a confirmação dos dados de cadastro. Tal medida visa garantir que a organização tenha sempre informações atualizadas para contato. Essas informações podem ser alteradas na área de cadastro. Finalizada a confirmação, você pode realizar sua primeira inscrição. Caso ainda não tenha todos os dados de projeto, você poderá retornar à pagina de inscrições e finalizá-la posteriormente. Todas as inscrições realizadas ficam disponíveis na página “inscrições”.

Posso inscrever mais de um trabalho?
Sim. É possível realizar quantas inscrições desejar. No entanto, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 91,00 para cada trabalho inscrito. Todas as inscrições realizadas ficarão disponíveis na página “inscrições”.

Minha peça tem mais de um autor. Onde insiro os outros nomes?
Na etapa de inscrição é possível incluir até 15 autores por projeto. Destacamos que todos os autores terão a mesma importância, não havendo destaque para um só nome. Além dos autores, na etapa de inscrição também é possível inserir dados do escritório (caso haja algum vínculo) e do fabricante do projeto.

O que é o campo “crédito da imagem” que consta nas telas de envio de imagens?
Neste campo você deve inserir o nome do autor da imagem, por exemplo, o nome do fotógrafo.

Inserir o crédito da imagem é obrigatório?
Caso sejam utilizadas imagens/ilustrações/obras pertencentes a terceiros, o campo ‘crédito (autoria) da imagem’ deve ser preenchido informando a autoria. Neste caso também devem ser entregues as autorizações de uso de imagem assinada pelos respectivos autores.

Qual o tamanho das imagens a serem enviadas via sistema?
As imagens devem ter tamanho máximo de 2Mb.

O desenho de projeto exigido para as categorias de produto precisa ter alto nível de detalhamento?
Não. Este material será utilizado pela comissão julgadora para esclarecer eventuais dúvidas a respeito da peça. O arquivo enviado deve estar em formato .pdf e não há restrição quanto ao número de páginas.
É sugerido ao participante que seja indicada a escala utilizada e que não sejam saturadas de cotas. Os desenhos de projeto/ desenho técnico não podem apresentar qualquer informação que possa identificar o autor ou produtor do projeto.

Quais informações sobre a peça serão solicitadas no formulário de inscrição?
No caso das categorias de produto você encontrará os seguintes campos durante a etapa de inscrição:
• Modalidade de inscrição (valor integral, desconto estudante ou desconto parceiro);
• Categoria;
• Nome do produto;
• Vínculos com terceiros (escritórios, empresas produtoras, intuições de ensino);
• Nome de autores;
• Memorial: explique de forma objetiva, enumerando conforme os tópicos:
1-o que é a sua peça, quais as suas funções;
2-o que motivou a criação deste produto;
3- qual é o público alvo;
4- quais os diferenciais do projeto;
• Cite outros fatos interessantes e curiosidades sobre sua peça;
• Descrição técnica: cite de forma objetiva, enumerando conforme os tópicos abaixo:
1- como é o processo de fabricação e quais os materiais empregados;
2- o que você ainda considera importante aprimorar em sua peça;
3- informe a potência e voltagem da peça (apenas para a categoria de iluminação)
• Tamanho/dimensões e peso da peça;
• Data de criação;
• Valor de mercado da peça (R$);
• 05 imagens da peça (tamanho máximo 2Mb) além do desenho de projeto (.pdf);
• Também será necessário informar se o trabalho já concorreu ao Prêmio Design MCB anteriormente.
Somente após completar esta etapa você poderá efetuar o pagamento de sua(s) inscrição(ões).

Lembre-se: As imagens e desenhos de projeto/ desenho técnico não podem apresentar qualquer informação que possa identificar o autor ou produtor do projeto.

Quais critérios serão observados pelas comissões julgadoras do 33º Prêmio Design MCB?
Os inscritos nas categorias de produtos serão analisados, a partir do conteúdo textual, das imagens e dos desenhos de projeto fornecidos, sob critérios como: originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado e público-alvo, viabilidade industrial, qualidade e segurança, sustentabilidade e impacto social e universalidade.
Para a categoria “Trabalhos escritos” em suas respectivas modalidades, os trabalhos serão avaliados a partir de critérios como: originalidade, redação, objetividade, contribuição e impacto do trabalho para o ensino, a pesquisa e a prática do design.

Quais informações sobre o trabalho escrito serão solicitadas no formulário de inscrição?
No caso da categoria/modalidade “Trabalhos escritos”, você encontrará os seguintes campos durante a etapa de inscrição:
Modalidade de inscrição (valor integral, desconto estudante ou desconto parceiro);
• Categoria (trabalhos escritos);
• Modalidade (publicado ou não publicado);
• Nome do trabalho;
• Dados da Editora (caso tenha sido publicado);
• Instituição e orientador (em caso de dissertação ou tese);
• Descritivo: breve resumo do seu trabalho;
• Palavras-chave;
• ISBN (em caso de trabalho escrito publicado);
• Ano de publicação;
• 01 imagem da capa e possibilidade de inclusão de outras imagens da publicação impressa;
• Dimensões e número de páginas;
• Também será necessário informar se o trabalho já concorreu ao Prêmio Design MCB anteriormente.
Somente após completar esta etapa você poderá efetuar o pagamento de sua(s) inscrição(ões).

No caso da categoria/modalidade “Trabalhos escritos”, é mesmo necessário o envio de três exemplares da obra inscrita?
Sim. São necessários três exemplares, pois cada trabalho é avaliado por três membros da comissão julgadora. No caso de o trabalho escrito publicado ser premiado ou selecionado para a exposição, dois exemplares serão incorporados ao Centro de Documentação e Pesquisa do MCB. Para a modalidade de trabalhos escritos não publicados premiados ou selecionados, será incorporado um exemplar da obra, além do arquivo PDF com o trabalho completo encaminhado para a avaliação.

Como funciona a inscrição e a avaliação dos trabalhos escritos publicados e não publicados?
Os inscritos na categoria “Trabalhos escritos” devem seguir as mesmas datas vigentes, com inscrição até 03 de julho de 2019. Devem ficar atentos, no entanto, à entrega de três exemplares do trabalho, que devem estar no MCB até as 18h do dia 03 de julho, impreterivelmente. A avaliação desta categoria/modalidade ocorre em uma única fase. O resultado será divulgado até 23 de outubro, junto com as categorias de produto.

Quais os documentos exigidos pela organização do 33º Prêmio Design MCB para a categoria “Trabalhos escritos”?
Os participantes da categoria “Trabalhos escritos” devem entregar o seguinte material juntamente com os 3 exemplares impressos da obra:
• Termo de doação assinado, conforme modelo fornecido pelo MCB, disponível no regulamento e no site;
• Autorização de uso de imagem, conforme modelo fornecido pelo MCB, disponível no regulamento e no site;
• A obra sobre a qual terceiros tenham algum tipo de direito deve ser acompanhada de autorização expressa e por escrito, firmada pelo titular, para a exposição e publicação, dentro das finalidades da premiação. O modelo está disponível no regulamento e no site;
• No caso de estrangeiros residentes no país há mais de 2 anos, é necessário enviar o Registro Nacional de Estrangeiros digitalizado. O arquivo deve ser gravado em CD, DVD ou pendrive.
• No caso de Trabalhos não publicados é solicitado o envio de 1 CD, DVD ou pendrive com a publicação completa em PDF.

Lembre-se: os documentos acima devem ser entregues assinados. Não serão aceitos documentos digitalizados ou com assinatura digital. O não cumprimento do envio de toda a documentação acima implica a desclassificação do projeto.

A comissão de avaliação e premiação de todas as categorias e modalidades, a ser divulgada no site da instituição (www.mcb.org.br), será constituída por profissionais de reconhecida capacidade e experiência na área de design, nomeados pelo Museu da Casa Brasileira.

Até que dia e horário o MCB receberá os trabalhos escritos no último dia de entrega?
Os trabalhos escritos devem estar no MCB até as 18h do dia 03 de julho. Após esta data/horário, as entregas não serão recebidas. Caso envie seu trabalho por correio, transportadora ou quaisquer outros tipos de empresa, acompanhe o processo para que a entrega ocorra no prazo estipulado.

Como efetuo o pagamento da taxa de inscrição?
A inscrição efetiva está condicionada ao pagamento da taxa no valor de R$ 91,00 (noventa e um reais) por projeto inscrito, via sistema PagSeguro, nas modalidades boleto, crédito e débito, até 03 de julho. Após essa data, ainda que as instituições financeiras aceitem o pagamento, ele não será considerado pelo MCB, que realizará a devolução do valor ao inscrito.

Como obtenho o desconto de 50% para estudante?
Estudantes devem inscrever-se no sistema do concurso e selecionar a opção ‘inscrição desconto estudante’. Devem preencher corretamente os dados e inserir um documento que comprove o vínculo com a instituição de ensino (exemplo: carteirinha de estudante, boleto de pagamento da mensalidade, boletim, atestado de matrícula).

Como obtenho o desconto de associados da ABEDESIGN, e anunciantes e leitores da Revista L+D?
Será concedido desconto de 20% para associados da ABEDESIGN (Associação Brasileira das Empresas de Design) e anunciantes e leitores da Revista L+D. Optantes pelo desconto devem inscrever-se no sistema do concurso e selecionar ‘inscrição desconto parceiro’, inserindo o código promocional disponibilizado pelo parceiro e um documento de comprovação do vínculo com a instituição (exemplo: boleto de pagamento da taxa de associação, email enviado pelos parceiros do 33º Prêmio Design informando o código da parceria). Os descontos não são cumulativos.

Participo do Programa Amigos do MCB, como faço para obter o desconto de 50%?
Na adesão do Programa de Amigos do MCB, o associado recebe um e-mail com a carteirinha virtual do Programa e um código de desconto para o concurso vigente do Prêmio Design, que deverá ser inserido no ato da inscrição, selecionando a opção “inscrição desconto parceiro”. Também é preciso inserir um documento comprovante (ex: o PDF da carteirinha do virtual). Para mais informações acesse o Regulamento do Prêmio Design no site no site www.mcb.org.br/premiodesign

Posso realizar o pagamento de várias inscrições através de um único pagamento?
Sim. Para isso, basta selecionar as inscrições para as quais deseja efetuar o pagamento e clicar em ’efetuar o pagamento’. Em seguida, você será direcionado ao PagSeguro para completar o processo. Importante: as inscrições cujo pagamento já tenha sido realizado não podem ser deletadas do sistema.

Se eu pagar a taxa hoje, quando receberei a confirmação da minha inscrição?
Em até 03 (três) dias úteis após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, será enviada uma mensagem ao e-mail cadastrado pelo participante no sistema de inscrição confirmando sua participação no concurso. A mensagem de liberação é apenas uma facilidade ao inscrito que poderá, independentemente do recebimento dessa confirmação, acompanhar o status de suas inscrições por meio de seu cadastro.

Até que dia posso efetuar o pagamento via boleto?
Participantes que desejarem efetuar o pagamento da taxa por meio de boleto bancário devem ater-se ao prazo para acessá-lo e pagá-lo, até 03 de julho de 2019. Após essa data, ainda que as instituições financeiras aceitem o pagamento, ele não será considerado pelo MCB, que realizará a devolução do valor ao inscrito.

Paguei a taxa e não recebi a confirmação de pagamento inscrição. O que devo fazer?
Em até quatro (03) dias úteis após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição será enviada uma mensagem ao e-mail cadastrado pelo participante no sistema de inscrição, confirmando sua participação no Concurso. A mensagem de liberação é apenas uma facilidade ao inscrito que poderá, independentemente do recebimento desta confirmação, acompanhar o status de suas inscrições por meio de seu cadastro.

Após concluir o processo de inscrição e pagar a taxa, o que devo fazer?
Após concluir todo o processo de inscrição, aguarde o resultado da 1ª fase para as categorias de produto, que será publicado a partir de 8 de agosto de 2019, no site do Museu da Casa Brasileira, www.mcb.org.br.

No caso das categorias de trabalhos escritos, os três exemplares da obra, além da documentação exigida, que precisam estar no MCB até as 18h do dia 03 de julho. O processo de avaliação ocorre em uma única fase e o resultado final será anunciado até 23 de outubro de 2019.

Qual a diferença entre primeira e segunda fase do Prêmio?
A diferenciação em duas fases ocorre somente nas categorias de produtos. Na primeira fase, a comissão julgadora avalia os trabalhos a partir das informações, desenhos e fotos enviados pelo sistema de inscrição. Para tanto, é necessário o preenchimento de inscrição, pagamento da taxa de R$ 91,00 (noventa e um reais) e correto envio do material digital.
Já a segunda fase consiste no envio da peça para avaliação pelo júri. É nesta etapa que serão eleitos os premiados e selecionados que participarão da exposição “33º Prêmio Design MCB”.

No caso da categoria/modalidade trabalhos escritos, o processo de avaliação ocorrerá em uma única fase. Ao fazer sua inscrição no site, o participante deve enviar três exemplares da obra, além da documentação exigida, que precisam estar no MCB até as 18h do dia 03 de julho. Lembramos que para os inscritos na modalidade trabalhos escritos não publicados é necessário o envio do arquivo PDF completo da obra.

Caso minha peça seja aprovada para a 2ª fase na categoria de produtos, como posso entregá-la para a avaliação?
As peças selecionadas para a 2ª fase devem ser entregues aos cuidados da Equipe do Prêmio Design, junto com seu respectivo material complementar na sede do MCB, situada na Avenida Brigadeiro Faria Lima 2705, Jardim Paulistano São Paulo – SP, CEP 01451-000, entre os dias 19 e 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre 10h e 18h (exceto feriados). Sua embalagem deve conter a identificação do autor responsável pela inscrição, endereço e o respectivo número de inscrição. A peça, no entanto, deve trazer somente o número de inscrição, sendo vedada a identificação com os dados de autoria. Cabe aos participantes tomar as providências necessárias, junto à transportadora de sua pre-ferência, para que os projetos sejam entregues e retirados dentro dos prazos estabelecidos. Os pagamentos de fretes e de todas as despesas de transporte, embalagem, e demais despesas decorrentes da participação no 33º Prêmio Design MCB, incluindo a entrega/ retirada de peças e possíveis valores extras decorrentes de atrasos nessas operações são de responsabilidade exclusiva dos participantes. Para mais informações consulte o regulamento.

Caso minha peça seja aprovada para a 2ª fase na categoria de produtos, quais são os documentos exigidos pela organização do 33º Prêmio Design MCB?
Na 2ª fase o participante deve entregar o seguinte material complementar:
• Termo de doação impresso, conforme modelo fornecido pelo MCB, disponível no regulamento e no site;
• Autorização de uso de imagem, conforme modelo fornecido pelo MCB, disponível no regulamento e no site;
• termo de autorização para inscrição caso a titularidade sobre os direitos do trabalho pertençam a pessoa jurídica;
• 01 CD ou pendrive com fotos da peça em alta resolução (300 dpi), bem como os créditos das imagens
• No caso de estrangeiros residentes no país há mais de 2 anos, é necessário enviar o Registro Nacional de Estrangeiros digitalizado. O arquivo deve ser gravado em CD ou pendrive.
Lembre-se: Os documentos acima devem ser entregues assinados. Não serão aceitos documentos com assinatura digital. O não cumprimento do envio da documentação acima implica a desclassificação do projeto.

Tenho um projeto finalizado porém ainda não está sendo comercializado, posso inscrever no 33º Prêmio design MCB?
Sim, os projetos inscritos nas categorias de produtos devem estar finalizados ou em produção nos últimos 5 anos. Nesta edição não haverá mais modalidades de protótipos.

Existe restrição quanto a data de publicação e tema dos trabalhos escritos?
Sim, os trabalhos escritos publicados e não publicados devem ter sido publicados/defendidos nos últimos 3 anos. Podem participar trabalhos cujo tema central esteja ligado ao campo do design.

Qual é o contato para o caso de outras dúvidas ou problemas na inscrição?
Para mais informações, encaminhar email para contatopremiodesign@mcb.org.br.

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