« VOLTAR

Música no MCB | Xaxado Novo


O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura, gerido em parceria pelo Governo do Estado de São Paulo e a Sociedade Civil através da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, traz a música nordestina no Dia de São João, 24 de junho, domingo, às 11h, com o grupo Xaxado Novo em uma apresentação especial gratuita para lançamento do CD “Xaxado Novo Ao Vivo".

Formado em 2013, o grupo vai além da sonoridade e se caracteriza com figurino regional durante os shows, entre chapéus e coletes que remetem aos caboclos, vaqueiros e cangaceiros. Em 2016, o grupo lançou o seu primeiro álbum, “Sertão Cigano”, com músicas próprias e releituras.

Composto por músicos pesquisadores de culturas tradicionais, o Xaxado Novo tem influencias da história de diversos povos, como os ciganos e árabes, grupos fomentadores da música nordestina. Além disso, há a valorização de tradições ao utilizar instrumentos como a rabeca, que se espalhou pelo Nordeste no século XVIII, e também do souzafone, o surdo de samba e o davul.

Repertório:

01. Sopro (Felipe Gomide)

02. Sertão Cigano (Felipe Gomide)

03. Xaxado Guerreiro (Felipe Gomide e Bruno Duarte)

04. Me Embelezo (Bruno Duarte)

05. Comboios (Davi Freitas)

06. Mutum (Marcus Simon)

07. Pé de 7 (Felipe Gomide)

08. Pifanada (Felipe Gomide)

09. Pifanada Adubada (Felipe Gomide)

10. Gota Serena (Davi Freitas)

11. Canto do Norte (Bruno Duarte)

12. Baião do Sultão (Felipe Gomide)

13. Sereia do Céu (Felipe Gomide)

14. Circo (Felipe Gomide)

 

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Música no MCB – 19ª temporada

Xaxado Novo

Dia e Horário: 24 de junho, domingo, às 11h

Entrada gratuita

 

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727