« VOLTAR

Música no MCB | Orquestra de Câmara da ECA-USP


A OCAM – Orquestra de Câmara da ECA/USP é um dos principais grupos artísticos da atualidade e uma referência no seu segmento. Formado por 45 musicistas, o corpo sinfônico subirá ao palco do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no dia 08 de abril, às 11h00, para uma apresentação gratuita.

Sob a regência do professor de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP, Gil Jardim, a orquestra apresentará diversos estilos musicais nacionais e internacionais. Desde 2001, junto a OCAM, Gil já dirigiu a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), a Orquestra de Câmara da OSESP e a Orquestra Sinfônica Petrobras, entre outras.

Desde a sua criação, em 1995, até hoje, a OCAM desenvolve um trabalho tanto para alunos da universidade quanto para jovens ligados à comunidade que realizam cursos na extensão universitária. O principal objetivo é dar suporte às atividades ligadas à graduação de música.

Repertório:
1. Darius Milhaud, O Boi no Telhado – Johann Sebastian BACH (orquestração de Anton WEBERN) – Fuga (Ricercata) (From “Musikalisches Opfer, BWV 1079)”
2. Suites nº1 e nº2, Igor Stravinsky
3. The Unanswered Question, Charles Ives
4. Divertissement, Jacques Ibert 
5. O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº2), Heitor Villa Lobos
6. Odeon, Ernesto Nazareth – arranjo de Sérgio Kuhlmann

 

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Música no MCB – 19ª temporada

Orquestra de Câmara da ECA/USP

Dia e Horário: Domingos, sempre às 11h00

Entrada gratuita

 

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727