« VOLTAR

Música no MCB | Mawaca


As tradições orais que percorrem a Ásia, a África e o Mediterrâneo serão enaltecidas nas vozes das mulheres do grupo Mawaca no dia 26 de agosto, domingo, às 11h, em apresentação realizada pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil através da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros.

O Mawaca surgiu há 23 anos e o show intitulado “Nama Pariret” reflete a essência que formou o projeto: as vozes femininas que ainda eram pouco ouvidas – Nama significa força vital, segundo a etnia Dogon, do país africano Mali, e Pariret é o termo utilizado para se referir às coisas belas na visão dos Ikolen-Gavião, povo indígena de Rondônia.

O repertório que viaja pelas tradições é resultado de uma pesquisa realizada por Magda Pucci, arranjadora e diretora musical do grupo. Os temas são explorados por meio de diversas sonoridades acompanhadas por instrumentos de percussão, como frame drums orientais, gongos, cajón, objetos caseiros, castanholas e tamburellos, entre outros. 

Canções inéditas compõem o espetáculo, entre eles “Ga Da Meilin”, tema das montanhas da Mongólia, “Banderita Colorada”, canto das cajeras do semiárido argentino que se liga às caixeiras do Maranhão, e “Babanzele”, canto dos pigmeus Babanzele, originário dos Camarões.

Repertório:

1. Banderita Colorada - Vidala do noroeste argentino

2. Kappëe – Canto da Finlândia

3. Sabrali Sa - Canto da Bulgária

4. Ladainhas – Canto das pastoras do nordeste brasileiro

5. Ga Da Meilin – Canto da Mongólia

6. Babanzele – Canto dos pigmeus Babanzele (Camarões)

7. Ergen Dedo – Canto búlgaro

8. O Galo Cantou - Destaladeiras de fumo de arapiraca (Alagoas)

9. Fimmene – Canto em grecanico do sul da Itália.

10. Panaderas – Canto das mulheres padeiras da Espanha

11. Lamidbar – Canção do deserto hebraica

12. Dos Amantes – Canto sefaradi da Espanha

13. Min Beyria – Grande Poder – Canto do Curdistão e cordel de mestre verdelinho

14. La Liebre – Sevillana espanhola

15. Tant Deman – Canto de occitane

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.


SERVIÇO: 

Música no MCB – 19ª temporada
Mawaca

26 de agosto, domingo, às 11h
Entrada gratuita


Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727