« VOLTAR

Música no MCB | Hércules Gomes


Para homenagear os 170 anos de história de Chiquinha Gonzaga (1847-1935), o pianista e compositor Hércules Gomes lança o disco “No tempo da Chiquinha” no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no dia 17 de junho, domingo, às 11h00, com entrada gratuita.

Neste projeto, para executar as composições de Chiquinha com arranjos modernos, mas sem perder a real essência do choro, Hércules Gomes conta com as participações do flautista Rodrigo Y Castro, da cantora Vanessa Moreno e do pianista convidado Daniel Grajew.

Atualmente, Hércules é considerado um dos maiores pianistas brasileiros pela sua técnica e também pela sua trajetória. Iniciou os estudos como autodidata aos 13 anos, frequentou a Escola de Música do Espírito Santo (antiga EMES) e se formou bacharel em Música Popular na UNICAMP. Em 2013, lançou seu primeiro trabalho solo, intitulado “Pianismo”. Além disso, apresentou-se em festivais de música no Brasil e no exterior.

Há seis anos, no dia 17 de outubro, aniversário de Chiquinha, comemora-se o “Dia da Música Popular Brasileira”. A compositora é considerada um símbolo: além de ter lutado em diversas causas sociais da época, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Repertório:

01. Gaúcho – O Corta jaca (Chiquinha Gonzaga)

02. Água do Vintém (Chiquinha Gonzaga)

03. Cintilante (Chiquinha Gonzaga)

04. Cananéa (Chiquinha Gonzaga)

05. Itararé (Chiquinha Gonzaga)

06. Atraente (Chiquinha Gonzaga)

07. Machuca!… (Chiquinha Gonzaga)

08. Não se Impressione – Forrobodó de Massada (Chiquinha Gonzaga)

09. Santa (Chiquinha Gonzaga)

10. Xi! (Chiquinha Gonzaga)

11. Walkyria (Chiquinha Gonzaga)

12. Lua Branca (Chiquinha Gonzaga)

13. Biónne (Chiquinha Gonzaga)

14. Abre Alas (Chiquinha Gonzaga)

Sobre o projeto Música no MCB

Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Música no MCB – 19ª temporada

Hércules Gomes

Dia e Horário: 17 de junho, domingo, às 11h

Entrada gratuita

 

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727