« VOLTAR

Música no MCB | Ensemble Brasileiro


No dia 27 de maio, domingo, às 11h, quem sobe ao palco do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, é o grupo Ensemble Brasileiro. A apresentação contará com um repertório que percorre diversos gêneros musicais que vão do choro ao samba, do baião até a valsa.

Formada em 2011, a big band é composta por músicos que tocam flauta, clarinete, dois saxofones, trompete, trombone, violão, acordeom, baixo acústico e bateria, além da cantora Juliana Ferretti. A banda executa arranjos originais escritos por Paulo Tiné, clássicos da música brasileira e também obras autorais.

No ano passado, o grupo lançou o CD Paulo Tiné & Ensemble Brasileiro, gravado em 2014. Tiné é conhecido pela trajetória de direção de grupos institucionais como a Big Band da EMESP (2011), a Orquestra Popular Brasileira (2003-2008, FAAM e CEM-Tom Jobim) e a Big Band da Santa (desde 2001).

O Ensemble Brasileiro já participou de temporadas de apresentações pelo Movimento Elefantes (coletivo no qual é integrante com mais outras 10 big bands), como no Mini Festival de Big Bands do Centro Cultural Banco do Brasil (2016) e no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira (2017).

Repertório:

1. Sabe lá o que é isso (João Santiago) arr.: Duda do Recife

2. Bebê (Hermeto Pascoal) arr.: Paulo Tiné

3. Lamento Nordestino (Paulo Tiné)

4. Choro Torto (Paulo Tiné)

5. Água e Vinho (Egberto Gismonti) arr.:Paulo Tiné

6. Canto de Lugar Nenhum (Paulo Tiné)

7. Salve, Copinha (Hermeto Pascoal)

8. Coisa No 2 (Moacir Santos)

9. Toada No 3 (F. Vianna) Arr.: Paulo Tiné

10. Mulher Cruel (João da Baihana) Arr. Pixinguinha

 

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO

Música no MCB – 19ª temporada

Ensemble Brasileiro

Dia e Horário: 27 de maio, domingo, às 11h00

Entrada gratuita

 

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727