« VOLTAR

Música no MCB | Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana Refugi


No dia 13 de maio, domingo, às 11h, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe em seu palco Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana Refugi para uma apresentação especial no Dia das Mães.

O grupo, que conta com músicos refugiados de diversos países, inclui em seu repertório composições próprias e temas tradicionais da Palestina, do Irã, da Guiné, do Congo e do Brasil, além de cantos árabes e persas. Seus integrantes utilizam instrumentos como kanun, acordeom, piano, violino, cítara chinesa, bouzouki, dentre outros.

A Orquestra Mundana Refugi surge da formação original da Orquestra Mundana, no qual reunia músicos profissionais de diferentes localidades que residiam ou estavam em São Paulo. Após 15 anos, o Refugi se constituiu por meio de oficinas musicais oferecidas pelo Sesc São Paulo para imigrantes e refugiados, projeto idealizado pelo próprio diretor musical Carlinhos Antunes e pela assistente social Cleo Regina Miranda. O objetivo era acolher e integrar aqueles que escolheram morar em São Paulo, seja por vontade própria ou não.

O grupo ganhou destaque devido a sua relevância social e, no início deste ano, a Agência Nacional da ONU para Refugiados (ACNUR) realizou uma matéria internacional a respeito de seu cotidiano em ensaios e apresentações. A orquestra também já se apresentou no Sesc Pompeia e na Casa de Francisca e, em janeiro de 2019, participará do primeiro festival internacional, na Bahia.

 

Repertório:

1. Levyana (Carlinhos Antunes)

2. Ayacucho + Male Betulia (Carlinhos Antunes)

3. Abertura Refugi (Carlinhos Antunes)

4. Trilogia (Carlinhos Antunes)

5. Mungu (Carlinhos Antunes)

6. Balafon (Carlinhos Antunes)

7. Barqueiros (Carlinhos Antunes)

8. Por mar ser outro foi (Carlinhos Antunes)

9. Caravanas (Carlinhos Antunes)

10. Baião de Cinco (Carlinhos Antunes)

11. Africanita (Carlinhos Antunes)      

 

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Música no MCB – 19ª temporada

Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana Refugi

Dia e Horário: 13 de maio, domingo, às 11h00

Entrada gratuita

 

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727