« VOLTAR

Música no MCB | Banda Sinfônica Infanto Juvenil do Guri


O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura, gerido em parceria pelo Governo do Estado de São Paulo e a Sociedade Civil através da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, apresenta a Banda Sinfônica Infanto Juvenil Guri, no dia 1º de julho, domingo, às 11h. O concerto gratuito conta com repertório que vai da música popular de Toquinho à composição clássica de Bizet.

O grupo faz parte da estrutura artístico-pedagógica do Guri, considerado o maior programa sociocultural brasileiro. Conhecidos pela versatilidade musical, a Banda Sinfônica prepara estudantes entre 10 e 14 anos para uma formação inicial em instrumentos como clarinete, saxofone, flauta, trombone, trompete, além dos instrumentos de percussão.

O concerto terá a regência do maestro convidado Marcos Sadao Shirakawa, bacharel em trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP.  Sadao tem ampla trajetória de estudos no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Além disso, foi regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão, regente assistente da Orquestra Sinfônica da USP, regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André e professor de trombone e música de câmara na EMESP Tom Jobim.

 

Repertório:

1. Jubilance (James Swearingen)

2. Music from Carmen (Georges Bizet) arr. Richard L. Saucedo

3. Romeu e Julieta (Nino Rota) arr.Lorenzo Pusceddu

4. West Side Story (Leonard Bernstein) arr. Michael Sweeney

5. African Road (Paul Jennings)

6. Quem Sabe (Antônio Carlos Gomes) arr. Hudson Nogueira

7. Aquarela (Toquinho) arr. Hudson Nogueira

8. Sousa Paloosa (John Philip Sousa) arr. Michael Story

 

Sobre os Grupos Infantis e Juvenis do Guri

Os Grupos Infantis e Juvenis refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e Grande São Paulo.

São atualmente nove grupos formado por estudantes, além de um coral de familiares. No total, os conjuntos reúnem 390 alunos do Guri Santa Marcelina, que são selecionados por meio de audições e realizam encontros semanais. Nos ensaios, além de trabalhar repertório e aprender com artistas de destaque nacional e internacional, os alunos do Guri têm contato com diferentes realidades e linguagens, o que contribui para uma formação mais ampla, para além da música. Durante o ano, cada um dos Grupos faz seis apresentações – algumas delas especiais, como concertos conjuntos, intercâmbios com alunos da EMESP e convidados internacionais.

 

Sobre o Guri Santa Marcelina

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora. O objetivo é oferecer aos alunos e familiares, na maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social.

 

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do programa Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural.

 

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Música no MCB – 19ª temporada

Banda Sinfônica Infanto Juvenil do Guri

01 de julho, domingo, às 11h00

Entrada gratuita

 

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727