« VOLTAR

LANÇAMENTO DE LIVRO | Movido pela Mente

A história de Ricky Ribeiro, jovem que dedicou sua vida à atividade física até ser diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica), e sua experiência mundo afora com a mobilidade urbana, são tema do livro ‘Movido pela Mente’, da autora Gisele Mirabai, que será lançado no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no dia 4 de dezembro, segunda-feira, a partir das 18h, com entrada gratuita.

A publicação, elaborada em nove meses, narra a trajetória de liberdade e movimento de Ricky Ribeiro, da descoberta da ELA à sua singular forma de superação. “Percebi que podíamos contar a trajetória do Ricky não apenas de forma cronológica, mas a partir dos meios de transporte que pautaram sua vida, partindo da caminhada, passando por veículos como barco, trem, ônibus e metrô, dentre outros meios de locomoção”, explica a autora.

Segundo Ricky, os relatos e reflexões que serviram de matéria prima para Gisele Mirabai foram exercício de autoconhecimento e resgate de boas lembranças do passado. “A minha história é pano de fundo para abordar temas muito mais importantes, como sustentabilidade, mobilidade urbana e acessibilidade. Foi uma enriquecedora oportunidade de fazer um balanço da minha vida e de tudo que eu valorizo”, diz o personagem da obra.

Hoje, da cama, apenas com o movimento dos olhos, Ricky Ribeiro coordena o Mobilize Brasil, organização sem fins lucrativos que atua com mobilidade urbana, urbanismo e cultura, empenhando a própria imobilidade para melhorar a forma de outras pessoas se moverem.

O livro ‘Movido pela Mente’ traz mais de 300 páginas e a renda das vendas será revertida para a organização Mobilize Brasil.

Resumo do livro

O livro ‘Movido pela Mente’ traz a público a história de um rapaz que perdeu todos os movimentos, mas luta e trabalha com entusiasmo para melhorar a mobilidade urbana nas cidades do Brasil. A publicação também descreve a mobilidade urbana sustentável e as experiências de seu personagem com trens, ônibus, metrôs, barcos, motocicletas, automóveis, bicicletas e muitas caminhadas em lugares insólitos, como Japaratinga, em Alagoas; Paramaribo, no Suriname; Corfu, na Grécia; ou cidades bem conhecidas, como Paris, Toronto, Barcelona, Amsterdã, Veneza, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

Sobre Gisele Mirabai

Gisele Mirabai é es­critora e roteirista de cinema e TV. Estu­dou Artes Cênicas na UFMG, Ci­nema na London Film Academy e é pós-graduada em Literatura pela UFF. Tem cinco livros pu­blicados, dentre eles Machamba, vencedor do 1º Prêmio Kindle de Literatura, Guerreiras de Gaia, infanto-juvenil adotado por di­versas escolas do Brasil, e Homem Livre, livro de não ficção sobre uma volta ao mundo de bici­cleta.

Sobre Ricky Ribeiro

Luiz Henrique da Cruz Ribeiro é graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), com mestrado em Sustentabilidade pela Uni­versidade Politécnica da Cata­lunha (UPC) e MBA Executivo pela Universidade de Barcelo­na (UB). É fundador da OSCIP Associação Abaporu, do portal Mobilize Brasil e membro da equipe de Sustentabilidade Corporati­va da empresa EY. Diagnostica­do em 2008 com esclerose la­teral amiotrófica (ELA), perdeu todos os movimentos do corpo. Hoje, trabalha e se comunica por meio de um leitor óptico. www.mobilize.org.br


Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:

Dia: 4 de dezembro
Segunda-feira, das 18h às 22h
Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727