« VOLTAR

lançamento de livro | joão kon, arquiteto

O Museu da Casa Brasileira e a Romano Guerra Editora realizam o lançamento do livro João Kon: Arquiteto, que retrata em detalhes dez de seus projetos, contextualizando o ambiente efervescente da arquitetura paulista de 1960 a 1980. João Kon possui mais de duas centenas de projetos construídos na cidade de São Paulo, provocando grande impacto na morfologia de diversos bairros paulistanos, como Higienópolis e Jardins.

Os textos têm autoria de Fernando Serapião, Jacopo Crivelli Visconti e Luis Espallargas Gimenez. As fotografias das edificações foram realizadas por seu filho Nelson Kon, consagrado fotógrafo de arquitetura com formação também em arquitetura e urbanismo. Juntam-se a esse material plantas e detalhes construtivos para descrever minuciosamente suas obras.

Apesar de a tipologia de edifícios residenciais de João Kon ser muito presente e familiar em São Paulo, sua autoria é muitas vezes ignorada. Poucos sabem que Kon é o arquiteto com mais obras construídas no bairro de Higienópolis – cerca de vinte, que são referenciais para a identidade da paisagem urbana.

Estrutura independente, painéis de venezianas de madeira, pérgulas e elementos vazados compõem uma arquitetura própria identificável desde uma de suas primeiras obras, o Edifício Primavera, projetado em 1954. João Kon foi um dos primeiros arquitetos a utilizar as janelas Ideal, que proporcionavam grandes aberturas com painéis de venezianas de madeira movimentados por um cabo de aço, trabalhando como contrapeso um do outro.

A arquitetura de João Kon também se destaca, de modo muito particular, pelo diálogo que estabelece com as artes plásticas. Ainda recém-formado, frequentava a casa do pintor Alfredo Volpi e mantinha amizade com outros artistas, o que levou à presença constante em sua arquitetura de obras de Volpi, Waldemar Cordeiro, Arcângelo Ianelli, AntonioLizarraga, Gershon Knispel, entre outros.

Formado em 1955 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, João Kon (São Paulo-SP, 1933) esteve à frente da Diâmetro Empreendimentos, incorporadora criada em 1966 em sociedade com seu irmão, o engenheiro Samuel Kon. A empresa se notabilizou pela qualidade construtiva, arquitetônica e de acabamentos, além do aprimoramento das instalações elétricas e hidráulicas.

Os autores
Luis Espallargas é arquiteto e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1977 e 2004). É professor, desde 2007, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP – São Carlos, onde desenvolve pesquisas sobre o tema da Arquitetura Moderna no século XX. Como arquiteto, é autor de diversos projetos, dentre eles a Base de Lançamentos de Alcântara e o Colégio Oswald de Andrade.

Fernando Serapião é arquiteto e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997 e 2005). É editor executivo de publicação especializada Monolito (São Paulo), colaborador do jornal Folha de S. Paulo e da revista Piauí, escrevendo principalmente sobre arquitetura moderna e contemporânea.

Jacopo Crivelli Visconti é graduado em Letras e Filosofia pela Universitàdi Napoli (1996) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo daUniversidade de São Paulo (2012). É crítico e curador de arte contemporânea.

Ensaios fotográficos
Nelson Kon é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1983) e fotógrafo especializado em arquitetura e cidades desde 1985. Suas fotos foram publicadas em dois livros monográficos – Coleção Senac de Fotografia (volume 6, 2004) e Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira (volume 2, 2014) – e lhe garantiram o Prêmio APCA 2013 da Associação Paulista dos Críticos de Arte na modalidade Arquitetura, categoria Registro de Arquitetura.