« VOLTAR

LANÇAMENTO DE LIVRO | HAC-HORA, DE LUCIANO DEVIÁ (IN MEMORIAN)

O MCB realiza o lançamento do livro Hac Hora: Um Tempo Fora do Tempo (Ed. Perspectiva), que percorre as memórias de Luciano Deviá (Turim, 1943 – São Paulo, 2014), arquiteto e designer italiano radicado por mais de 35 anos no Brasil, que foi protagonista da edição 2014 da série do MCB “Pioneiros do design brasileiro”. A publicação reúne narrativas sobre a concepção de projetos históricos de Deviá e as relações Brasil-Itália no âmbito da arte e da arquitetura.

20 de março às 13h – entrada gratuita

Sobre Luciano Deviá
Nascido em Luiní (Turim – Itália), em 1943 e falecido em São Paulo em 2014, formou-se em arquitetura no Instituto Politécnico de Turim. Trabalhou em escritórios de design, urbanismo e arquitetura e participou de exposições internacionais como “Design 74’, em Genebra – Suíça (1974) e “The Italian Furniture Design”, em Tóquio – Japão (1975). Mudou-se para o Brasil em 1978, onde trabalhou como consultor de design para importantes indústrias de diversas áreas (computadores, impressoras, louças sanitárias, condicionadores de ar, móveis, luminárias, etc), design gráfico e arquitetura (inclusive de interiores e promocional), tendo vários projetos publicados em revistas internacionais do setor. 

Vencedor da categoria equipamentos domésticos do 1º Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira, em 1986, com o microcomputador “Solution 16”, realizou, em 1983, a exposição individual “Proposta para um Neo-Design” e participou de várias coletivas, entre as quais, a “XIX Bienal Internacional de São Paulo”, no espaço “Arte-Design” em 1987. Paralelamente à atividade profissional, desenvolveu ações culturais e didáticas, promovendo palestras e lecionando cursos livres sobre história do design.