« VOLTAR

LANÇAMENTO DE LIVRO | Comida Cheia de História

A jornalista especializada em gastronomia Patrícia Ferraz é uma colecionadora de histórias. Agora, algumas de suas experiências, vividas ao longo de 20 anos de entrevistas com chefs e celebridades, viagens e visitas a restaurantes são contadas em crônicas inéditas e divertidas no seu primeiro livro Comida Cheia de História | Receitas e crônicas deliciosas de uma jornalista de gastronomia, que chega com o selo da Editora Senac São Paulo. A obra será lançada no dia 5 de dezembro, terça-feira, às 18h30, no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Com prefácio de Josimar Melo, crítico gastronômico, a obra une receitas a textos regados a boas conversas em clima descontraído. Ao longo das mais de 200 páginas, Patrícia não relata apenas suas melhores histórias, mas também abre a cozinha da sua própria sua casa, onde foram feitas todas as receitas e as fotos da publicação.

“As receitas do livro são fáceis, mesmo para quem não tem uma cozinha equipada e nem experiência. E todas foram testadas por mim, na minha própria cozinha”, explica a autora.

A obra traz receitas como a entrada de brie com alho poró crocante e vinagrete de framboesa, que mudou a vida da chef Roberta Sudbrack; o melhor ceviche do mundo, feito pelo chef peruano Javier Wong; e a tarte tatin de pêra do chef britânico Gordon Ramsay, perfeita para um dia frio. Tem também a torta de chocolate do Charlô, o sanduíche preferido da Rainha Elizabeth, entre outras. Grandes nomes da gastronomia nacional e internacional se tornam personagens de uma narrativa de abrir o apetite.

Dividido nas categorias convencionais (entradas, aperitivos, sopas, saladas, massas, grãos, carnes, peixes e aves, sanduíches e sobremesas), o livro conta com um índice temático para que o leitor possa se inspirar pela ocasião, características dos pratos, nível de facilidade (e não de dificuldade!) e época do ano. Há ainda dicas e truques para garantir o sucesso das receitas.

Sob medida para quem ama cozinhar e receber amigos para uma boa conversa em volta da mesa, Comida Cheia de História | Receitas e crônicas deliciosas de uma jornalista de gastronomia é o livro perfeito para descobrir sabores cheios de significados e histórias.

 

Ficha técnica

Comida Cheia de História | Receitas e crônicas deliciosas de uma jornalista de gastronomia

Autora: Patrícia Ferraz

Editora: Editora Senac São Paulo

Número de páginas: 240

Preço: R$ 94

 

Sobre a autora

É jornalista e pós-graduada em gastronomia. Desde 2008 é editora do Paladar, a plataforma de gastronomia do jornal O Estado de S. Paulo, que inclui o suplemento semanal, o site e as redes sociais. Foi editora da Revista Gula por dez anos e repórter no Jornal da Tarde, pauteira e assistente de chefia de reportagem no departamento de jornalismo da Rede Globo, em São Paulo. Comida Cheia de História | Receitas e crônicas deliciosas de uma jornalista de gastronomia é seu primeiro livro.

Sobre a Editora Senac São Paulo

Criada em 1995 e referência no mercado editorial, a Editora Senac São Paulo conta com um catálogo ativo de mais de 1.000 livros. Fazem parte desse acervo títulos nas áreas em que o Senac atua, que enriquecem a bibliografia de seus cursos, além de atender ao mercado editorial: administração, marketing, artes cênicas, artes plásticas, fotografia, desenvolvimento social, design, educação, idiomas, moda, gastronomia, informática, meio ambiente, saúde, turismo e hotelaria, entre outros.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Dia e Horário: 5 de dezembro, terça-feira, às 18h30

Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727