« VOLTAR

lançamento de livro | Brasil Porta Adentro

O Museu da Casa Brasileira promove o lançamento do livro Brasil Porta Adentro, em evento gratuito no dia 3 de novembro, terça-feira às 19h. A publicação inédita retrata 100 anos do design de interiores no país, abordando desde os primeiros trabalhos realizados até os dias atuais. Com realização da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, textos da jornalista e especialista em decoração e design Cristina Dantas e publicação da Editora C4, o título apresenta informações dos primeiros artistas plásticos, serralheiros, marceneiros, pintores e também das mulheres da sociedade que se aventuraram na área.

Referência tanto para estudantes como para profissionais da área e apaixonados pelo assunto, esse trabalho inédito envolveu uma ampla pesquisa sobre o design de interiores desde a sua raiz, esmiuçando não só os fatos como também a trajetória de personagens essenciais para o desenvolvimento desse segmento no Brasil. O livro conta histórias de profissionais que estão esquecidos atualmente, como a de Eliseu Visconti, considerado um dos mais importantes artistas brasileiros, responsável pela decoração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com fotos antigas e relato de fatos curiosos, destaca uma lista dos primeiros decoradores do país, narrando a própria evolução profissional da área.

Com curadoria de conteúdo do designer de interiores Roberto Negrete e coordenação de Renata Amaral, Brasil Porta Adentro traz ainda um capítulo dedicado aos 35 anos de história da ABD, instituição pioneira do segmento no país e realizadora da publicação. “O livro é um importante documento sobre o design de interiores que destaca a diferença que essa atividade faz em todos os aspectos”, comenta Roberto Negrete.

A publicação conta com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural e tem patrocínio de: Anfacer (Associação Nacional dos fabricantes de Cerâmica para Revestimento), Deca, D&D Shopping, Atlas, Formica, Casual, Hunter Douglas, By Kamy e Dell Anno. Durante o lançamento, o livro será vendido a R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais).

Sobre a ABD
Colaborar, acompanhar, formar, inspirar. Esses são os papéis que a ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores desempenha desde 1980. O objetivo é desenvolver ações no mercado de design de interiores a fim de impulsionar o setor e valorizar a profissão. Com regionais na Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, a instituição tem atualmente mais de 7 mil associados.
A ABD está em constante busca pelo aprimoramento e especialização dos associados, promovendo congressos, palestras, workshops, cursos e eventos de relacionamento. Além disso, oferece aos associados consultoria contábil, jurídica e auxilia na preparação de modelos de proposta comercial, tabela de honorários, entre outros benefícios.

Sobre a Editora C4
Criada em 2004 pela arquiteta Cris Corrêa, a C4 surgiu com o intuito de evidenciar a amplitude e a importância da produção nacional nos campos da arquitetura, do design, da arte e da moda. Com uma década de existência, a editora começou sua trajetória publicando títulos sobre obras individuais de grandes escritórios de arquitetura voltados para estudantes. Ao longo do tempo, seus livros passaram a reunir portfólios completos, ganharam papéis mais nobres, capas duras e se transformaram em obras para colecionadores, gostosas de folhear, degustar ou até mesmo dispor sobre a mesa da sala de visitas. www.editorac4.com.br.