« VOLTAR

VÍDEOS | DESIGN NA AVIAÇÃO BRASILEIRA

A sólida tradição aeronáutica no Brasil é o tema central da exposição ‘design na aviação brasileira’, realizada pelo MCB em parceria com o Instituto Embraer e criada por Guto Lacaz.

Em uma linha do tempo, a história da aviação brasileira com modelos tridimensionais de aeronaves em escala 1:50 é apresentada, desde o primeiro balão de ar quente do Padre Bartolomeu de Gusmão (1709), passando pelo pioneirismo inventivo de Alberto Santos Dummont, até as iniciativas que antecederam a consolidação da indústria no Brasil com a Embraer. Fotos, projetos e maquetes se unem a peças em tamanho real de importantes aeronaves da história do País.

Mais detalhes sobre os aspectos técnicos da aviação e da consolidação da Embraer no mercado podem ser vistos em quatro vídeos distribuídos pelo espaço expositivo e destacados na galeria acima.

O primeiro, ‘Ensaio de resistência das asas da aeronave E190-E2 2012’ (Holanda), apresenta o Ensaio DNW (German-Dutch Wind Tunnels), que tem a finalidade de medir o desempenho e controlabilidade da nova geração de aeronaves de transporte de passageiros do modelo NLR & Deharde Machinenbau.

O vídeo seguinte, ‘missão ao espaço profundo’, mostra quais são os elementos necessários para a realização de uma viagem a marte e os preparativos para formar a primeira turma de passageiros com destino ao planeta, por meio de missões de exploração em solo e a construção do Sistema de Lançamento Espacial, SLS, uma iniciativa da Boeing que está produzindo um foguete que poderá ir para além da órbita da Terra.

O terceiro vídeo apresenta uma entrevista com o fundador da Embraer, o engenheiro Ozires Silva, em 2016.

Encerrando a galeria, é apresentado o vídeo ‘Ensaio de resistência das asas da aeronave E2’, que mostra dois ensaios: o aerodinâmico para interferência de pista molhada e o ‘Wind Up Bending (condição limite), que tem o objetivo de submeter a aeronave a 100% da carga limite estática prevista, demonstrando, por instrumentação e inspeção, que nenhuma deformação permanente (dano) na estrutura ocorre durante o ensaio. O resultado comprova a robustez do projeto e cumpre com os requisitos de certificação.

A exposição ‘design na aviação brasileira’ está em cartaz até 20 de agosto no MCB. A visitação pode ser feita de terça a domingo das 10h às 18h, com entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados. Durante a semana, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).