« VOLTAR

PAINEL | Nossa Casa


O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, inaugura no dia 29 de agosto, a partir das 10h, o painel ‘Nossa Casa’, com curadoria da arquiteta brasileira Camila Fix e do especialista em arquitetura e design holandês Jorn Konijn. O período de visitação vai até 02 de dezembro.

Com o propósito de suscitar questões acerca da identidade do design feito por profissionais brasileiros, o painel apresenta 12 propostas de objetos pensados como representativos simbólicos da “nossa casa”, a casa brasileira; ou o que conceberam esses designers escolhidos, como ideia de objetos para a casa brasileira contemporânea. Os participantes provêm de diferentes regiões do país, com intuito de apresentar a pluralidade das culturas, sotaques e paisagens brasileiros, reunindo trabalhos de Ronald Sasson, Inês Schertel, Guto Requena, Carol Gay, Gustavo Martini, Andrea Bandoni, Studio MK27, Plataforma4, Mula Preta, Alva Design e Adolini+Simonini. A cenografia é inspirada no projeto em “Memórias recortadas”, do Studio MK27.

Instalada em frente ao restaurante do MCB, a mostra retrata, por meio de objetos fabricados pela técnica de impressão 3D, a resposta dos participantes provocados pelos curadores, expressas em objetos e protótipos que foram também apresentados na Semana do Design em Milão deste ano, dentro do programa “Be Brazil” organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:
Painel Nossa Casa
Visitação até 02 de dezembro


Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727